Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Inflação na zona do euro vai desacelerar, mas impulso ainda é forte, diz Lane

Publicado 08.05.2023, 13:51
Atualizado 08.05.2023, 13:56
© Reuters. Economista-chefe do Banco Central Europeu, Philip Lane
05/04/2023. REUTERS/Yiannis Kourtoglou

(Reuters) - A inflação na zona do euro vai desacelerar acentuadamente este ano, mas o aumento dos preços permanece forte por enquanto, inclusive para bens e serviços subjacentes, disse o economista-chefe do Banco Central Europeu, Philip Lane, nesta segunda-feira.

O BCE elevou os juros em suas últimas sete reuniões, mas diminuiu o ritmo de aumentos na semana passada.

"Haverá muita desinflação chegando ainda neste ano, (mas) ainda não", disse Lane em uma palestra organizada pelo Fórum Nova Economia em Berlim. "Ainda estamos (vendo) muito impulso na inflação... ainda há aumento nos alimentos e no núcleo da inflação."

Lane argumentou que os preços de energia mais baixos e a redução dos gargalos devem acelerar a desinflação, enquanto as margens de lucro das empresas, um dos principais impulsionadores dos preços no ano passado, também devem cair.

"Este ano (as empresas) esperam que as margens caiam bastante, porque podem enfrentar aumentos de custos, incluindo nos custos trabalhistas, mas não poderão aumentar tanto os preços porque a demanda está se normalizando", disse Lane.

O BCE projeta que a inflação caia abaixo de 3% no quarto trimestre, mas poderá levar quase dois anos até que ela recue para a meta de 2% do banco.

Algumas autoridades questionam a projeção e argumentam que existe o risco de o aumento dos preços ficar acima da meta do BCE.

Uma das principais razões para um processo tão demorado é que o crescimento dos salários nominais pode permanecer relativamente forte por anos, à medida que os trabalhadores recuperam a renda perdida pela inflação.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Há um imperativo muito básico para o mercado de trabalho reconstruir os salários reais", disse Lane. "Esta é uma espécie de fase de transição que dura vários anos, o que ajuda a explicar por que a inflação não caiu imediatamente para 2%."

(Por Balazs Koranyi)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.