⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Inflação no Reino Unido cai com força e reforça apostas em cortes de juros

Publicado 20.12.2023, 08:09
© Reuters. Supermercado em Londres
19/05/2015. REUTERS/Stefan Wermuth/File Photo
GBP/USD
-

Por Andy Bruce e David Milliken

LONDRES (Reuters) - A inflação no Reino Unido caiu em novembro para o menor nível em mais de dois anos, levando os investidores a apostar ainda mais que o Banco da Inglaterra reduzirá a taxa de juros no primeiro semestre do próximo ano.

A taxa anual de aumento dos preços ao consumidor caiu de 4,6% em outubro para 3,9% em novembro, devido em parte ao preço mais baixo da gasolina, registrando o valor mais baixo desde setembro de 2021, informou o Escritório de Estatísticas Nacionais nesta quarta-feira.

A leitura do índice de preços ao consumidor ficou abaixo de todas as previsões em uma pesquisa da Reuters com economistas, que apontava para uma taxa de 4,4%. As medidas do núcleo e de serviços - observadas de perto pelo banco central - também caíram.

Os investidores passaram a precificar totalmente um corte nos juros pelo Banco da Inglaterra até maio de 2024 e agora veem uma chance de quase 50% de redução até março.

Com sua taxa de inflação agora igualando a da França, o Reino Unido não parece mais ser uma exceção em termos internacionais. Mas o aumento de quase 21% nos preços ao consumidor desde 2020 ainda é maior do que o de qualquer outra economia avançada do G7.

© Reuters. Supermercado em Londres
19/05/2015. REUTERS/Stefan Wermuth/File Photo

A inflação atingiu o pico em 41 anos de 11,1% em outubro de 2022, impulsionada por um aumento nos preços de energia após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o que agravou os gargalos existentes que estavam elevando os preços após a pandemia da Covid-19.

As autoridades do Banco da Inglaterra têm sido cautelosas sobre se os sinais recentes de arrefecimento da inflação realmente representam uma indicação de que as pressões de preços persistentes e de longo prazo estão recuando, mas os economistas disseram que os números mais recentes podem levar a uma reformulação.

"Isso fornece fortes evidências de que as pressões desinflacionárias estão aumentando no Reino Unido", disse Jake Finney, economista da PwC. "A inflação geral, o núcleo da inflação e a inflação de serviços estão agora materialmente abaixo das expectativas do Banco da Inglaterra em seu último Relatório de Política Monetária de novembro."

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.