Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Itaú passa a ver dólar, inflação, Selic e rombo fiscal mais baixos em 2024

Publicado 20.12.2023, 12:41
© Reuters. Notas de real e dólar em casa de câmbio no Rio de Janeiro
10/09/2015 REUTERS/Ricardo Moraes
USD/BRL
-
ITUB4
-

SÃO PAULO (Reuters) - O Itaú (BVMF:ITUB4) reduziu suas expectativas para os patamares do dólar, da inflação, da taxa básica de juros e do déficit primário ao final de 2024, disse o banco nesta quarta-feira em relatório de revisão de cenário.

Agora, o Itaú espera que a moeda norte-americana encerre o ano que vem a 4,90 reais, contra 5,25 estimados anteriormente.

"Vemos melhora no ambiente internacional, com o Federal Reserve começando a cortar juros mais cedo no ano que vem. Além disso, o prêmio de risco doméstico em nível baixo e o bom desempenho da balança comercial oferecem suporte para a moeda", disse o banco sobre a melhora nos prognósticos para o real.

Em relação à inflação, o Itaú passou a calcular alta de 3,6% do IPCA em 2024, contra 4,0% anteriormente, o que desencadeou ajuste para baixo na projeção para a taxa Selic. Agora, o banco estima os juros básicos a 9,00% daqui a um ano, contra previsão de 9,50% em seu último cenário.

Sobre a situação fiscal do país, o Itaú disse que "os riscos continuam elevados, considerando a incerteza sobre a disposição do governo em contingenciar despesas e o efetivo impacto arrecadatório das medidas que estão sendo aprovadas este ano" no Congresso.

Ainda assim, o banco revisou sua expectativa de déficit primário de 2024 para 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB), ante 1,2%, refletindo principalmente o deslocamento no tempo do pagamento de precatórios e receitas extraordinárias esperadas entre este ano e o próximo.

"Consideramos a manutenção da meta de resultado primário zero como um importante passo para a credibilidade do arcabouço fiscal e da estratégia de ajuste do governo", completou o Itaú.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O banco manteve projeção de crescimento do PIB de 2,9% e 1,8% em 2023 e 2024, respectivamente.

 

(Por Luana Maria Benedito)

Últimos comentários

Governo gasta mais arrecada. fica sem grana para investir. se endivida mais. juros aumentam inflacao cresce. precos aumentam. consumo cai. Uma crise econômica pesada...e só uma questão de tempo.
Juros e inflação foi deixados pelo governo anterior. Agora o que se espera é uma aceleração da economia com essas recentes quedas nos juros, desemprego e dólar para impulsionar o consumo das famílias e melhores oportunidades de emprego!
Essa visão não passa de especulação!!
Rombo pequeno é utopia, é  sinonimo de economia deflagrada.
Materia passa-pano. isso é a pior equipe econômica de todos os tempos, Ainda bem que existe a internet para confrontarmos com o que vem no futuro. Isso é um governo que não tem responsabilidade com o Brasil. Gastam mais do que arrecadam, não existe equacionamento de contas publicas e estabilidade de governo. Fazem tudo de improviso com total apoio de uma imprensa passa-pano.
Faz L cambada bora comer picanha premium em 2024
Cara, tá comemorando o quê?? Seu mané!! O Kilo da picanha tem de baixar para 6 Reais para entrar na mesa do pobre!!
o Brasil é um urso com enorme potencial de crescimento mas impestado de parasitas.....
O outro só sabia bostejar.
em qq cenário bancos no Brasil nadam de braçada
Notícia ruim, para os papa-capim.
Parabéns Fernando Haddad, compromisso com o Brasil
análise ou torcida?
Reuters= Rombo fiscal 😏
previsão correta dos economistas da terra plana era de que A Venezuela era aqui
Itaú comunista
😂😂😂
ha ha ha....essa foi boa....
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quem segue esse povo é louco
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não tem nada mais cara de pau que banqueiro. Eles são obrigados a se corrigir pela realidade, mas na verdade eles não erraram  e sim fazem previsões que são boas para eles e seus negócios. É o que o boletim Focus, feito pelos mesmos e divulgado pelo BC amigo faz semana a semana. Erram nos juros, no cambio, na taxa de crescimento, mas mantém o emprego de todos seus incompetentes economistas  enquanto suas previsões  ajudarem  no plano  de manter retorno do PL superior a 20%.
Faria Lima comunista? 🐃🤣🐂🤣🐄🤣🤡🤡
Não tinha como piorar + depois do Ca petao,,,
Este povo que está reclamando aqui, investe em bolsa? Parece que não, nos últimos anos nunca foi tão bom, antes era melhor? Desenha
Bom é o q dura (do verbo "durar". Não a dura q tu tá pensando, ok?).
Do nada só notícias boas, já vi esse filme e perdi muita grana. Pé no chão e meu conselho
Cuidado que eles querem sair vendidos, já começou soltar Fack news para atrair compradores de topo
Já vi esse filme antes, os mais experientes avisavam, mas eu não acreditei. Agora deixo meus stops armados, se o mrr virar, não perco o lucro
Itaú. Santander S&P o país 9 economia do mundo.. É com ctza ano a vem viramos Venezuela.. Vai gado confia Kkkk vão p Argentina lá tá do jeito q vcs gostam kkk
os faria limer kkk tem força a sardinhada só leva no tobis
Todo dia plantam uma mentira!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.