🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Juros: Com mais expansão fiscal, espaço para corte diminui, diz Itaú BBA

Publicado 16.12.2022, 15:12
© Reuters.
EUR/BRL
-
USD/BRL
-
BVSP
-
iBOV
-
WDOc1
-
DOLc1
-
WDOc2
-
WDOc3
-
DOLc2
-
DOLc3
-
INDc2
-

Investing.com – Um cenário de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição implicaria em robusta elevação no gasto público no ano que vem, afetando a trajetória da dívida. A avaliação é do Itaú BBA, que apontou que a expansão fiscal pode resultar em novo ciclo de crescimento baixo, inflação e juros altos.

Em relatório, Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú BBA, destacou que o banco reduziu a projeção para o indicador oficial de inflação no país de 5,8% para 5,6% neste ano, mas aumentou a expectativa para o ano que vem de 5% para 5,7%. A análise inclui a volta total de PIS/Cofins sobre a gasolina e uma desinflação mais lenta de serviços. “Com inflação mais alta no horizonte relevante, o espaço para cortes de juros ao longo do próximo ano será menor”, destaca Mesquita, que projeta cortes na Selic somente no último trimestre do ano que vem, para 12,50%.

O Itaú BBA ainda estima superávit primário de 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, além de um déficit primário de 1,9% no ano que vem, contra projeção anterior de 1,5% do PIB.

De acordo com o banco, a atividade econômica brasileira deve continuar em expansão, mas com redução no ritmo. O Itaú BBA projeta alta de 0,1% no último trimestre deste ano, terminando 2022 com elevação de 3,0%. O banco atualizou as estimativas de 0,7% para 0,9% no ano que vem, com os indicativos de expansão fiscal e melhora na perspectiva da safra de grãos.

O banco ainda resolveu manter projeção da taxa de câmbio em R$ 5,25 por dólar ao final deste ano. Para o fim do ano que vem, o dólar chegaria a R$ 5,50. O banco reforça que, mesmo com cenário externo mais positivo, a moeda é afetada pelo prêmio do risco.

Tendências de 2024

As contas públicas continuam como ponto de cautela, segundo o banco. Em um cenário com aumento de um ponto percentual de carga tributária sobre o produto, a dívida pública atingiria 80% do PIB. A a taxa de juros poderia cair, mas ainda ficaria em dois dígitos, alerta o banco.

O economista-chefe elenca medidas para evitar que isso ocorra, como foco sustentabilidade fiscal e nas reformas tributária e administrativa, assim como avanços para formulação de acordos comerciais internacionais.

 

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.