Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Número de empregos com baixa remuneração cai em 1 ano

Publicado 31.03.2024, 16:52
Número de empregos com baixa remuneração cai em 1 ano

Dados do Ministério do Trabalho mostram que 85% dos empregos com carteira assinada em fevereiro de 2024 tinham remuneração abaixo de 2 salários mínimos (R$ 2.824).

Essa proporção é alta, mas diminuiu 9 pontos percentuais ante o mesmo mês de 2023, quando eram 94% que recebiam até essa faixa salarial. Ou seja, a adesão aos empregos de baixa remuneração diminuiu em 1 ano.

Os números constam em relatórios do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Não consideram os ajustes sazonais realizados a cada publicação.

Leia como se deu a criação de postos de trabalho por faixa salarial:

Em valores nominais, foram 75.013 empregos de até 1 salário mínimo no 2º mês de 2024. No mesmo período do ano anterior, haviam sido 58.495.

Também houve aumento anual de vagas criadas para aqueles que recebem de 1 a 2 salários mínimos. Eram 169,4 mil e passaram a ser 208,4 mil.

Para ambas as faixas salariais mais baixas, houve crescimento no número de empregos criados.

Em 2023 e 2024, fevereiro apresentou um saldo negativo para vagas formais de trabalho com remuneração de 5 a 10 salários mínimos e com mais de 10 salários mínimos. Isso indica que o mercado de trabalho formal com salários altos está demitindo mais do que contratando.

Apesar disso, o estoque negativo para esses intervalos foi menor em 2024 que em 2023 em termos nominais.

O Brasil criou 306,1 mil empregos com carteira assinada em fevereiro de 2024. Leia abaixo o histórico do saldo de empregos criados mensalmente, segundo o Caged:

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.