Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Produção da indústria do Brasil cai mais do que o esperado em julho

Publicado 05.09.2023, 09:07
Atualizado 05.09.2023, 10:30
© Reuters. Fábrica de veículos em Iracemápolis, SP
27/04/2023
REUTERS/Carla Carniel
SB
-
LCc1
-
ZS
-

Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A indústria brasileira iniciou o terceiro trimestre com perda de força mais intensa do que o esperado em julho, voltando a registrar recuo pela primeira vez em três meses e sem conseguir dar sinais de retomada em meio a um cenário desafiador tanto interna quanto externamente.

A produção industrial do Brasil contraiu 0,6% em julho na comparação com o mês anterior, e teve retração de 1,1% ante o mesmo período do ano passado.

Ambos os resultados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram mais fracos do que as expectativas em pesquisa da Reuters, de quedas de 0,3% no mês e de 0,5% na base anual.

Além disso, a retração mensal foi a mais forte desde abril (-0,7%) e ainda marcou o pior resultado para julho desde 2021 (-16%).

"A primeira informação do terceiro trimestre foi negativa e o que chama mais atenção é a perda de intensidade. O perfil disseminado também chama a atenção", disse André Macedo, analista da pesquisa no IBGE, destacando que em maio houve alta de 0,3% e em junho a produção ficou estagnada.

Com o resultado de julho, o setor industrial está 2,3% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 18,7% aquém do ponto mais alto da série histórica, de maio de 2011, de acordo com o IBGE.

“Como já estamos há tempos abaixo do pico histórico, a indústria precisa de muito mais do que a queda dos juros. Precisa de uma conjuntura econômica", alertou Macedo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Analistas avaliam que a perspectiva para a indústria no restante do ano é de fraqueza, ou até mesmo negativa. As pressões vêm da taxa de juros elevada, ainda que o Banco Central tenha iniciado o afrouxamento monetário, bem como da desaceleração global, com destaque para a China, o que afeta a demanda.

Em agosto, o Banco Central iniciou um ciclo de afrouxamento monetário com corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, mas a 13,25% a Selic ainda permanece em território restritivo para a atividade e o efeito dos cortes é defasado.

"De outro lado, o governo tem promovido políticas de estímulos à atividade econômica, que podem incentivar a indústria. Olhando para 2023, segue válida a nossa projeção de 0,2% (crescimento) para a produção industrial brasileira", destacou a equipe do PicPay em nota.

No mês de julho, três das quatro grandes categorias econômicas e 15 dos 25 ramos pesquisados apresentaram recuo na produção.

As principais pressões negativas entre as atividades foram exercidas por veículos automotores, reboques e carrocerias (-6,5%), indústrias extrativas (-1,4%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-12,1%) e máquinas e equipamentos (-5,0%).

Por outro lado, o setor de alimentos apresentou avanço de 0,9% e marca o primeiro resultado positivo desde dezembro de 2022, impulsionado pelo avanço da expansão de produção de açúcar, soja e carne bovina.

Entre as categorias econômicas, o único avanço no mês veio de bens de consumo semi e não duráveis, de 1,5%. Enquanto isso, a fabricação de bens de capital teve queda de 7,4%, a de bens de consumo duráveis recuo de 4,1% e o setor de bens intermediários apresentou retração de 0,6%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"O crédito mais restrito por conta dos juros afeta a indústria, em especial a produção de bens duráveis, que estão mais de 40% abaixo do seu pico de produção", disse Macedo.

Últimos comentários

L L
2024 será o caos! ainda nao esta pessimo pq temos o resultado do Paulo Guedes... mas a partir do proximo ano vamos colher os frutos 100% do haddad e cia...ou seja, estamos perdidos.
caiu mais que o esperado... até parece que alguém esperava alguma coisa desse desgoverno
a engrenagem que estava funcionando na inércia do governo passado travou, agora entra o grosso.
Ué. Agora o IBGE é confiável? A cartilha da Bozolândia dizia que não.
ainda não... só maquiagem no rombo...
Isso é o que acontece quando um Ministro de economia cola na aula dessa matéria, confessa em entrevista, resultado alinhado ao conhecimento, que é nenhum !
Petróleo a $90 e ações da Petrobrás não sobe, porque será???
contas diesel e gasolina deficitárias e cada vez mais alta já que tem que importar 25% do consumo e bancar a defasagem do PPI.
Esperar algum argumento racional e plausível de bolsonarista é o mesmo que esperar uma chuva de dinheiro no planeta Terra. Esquece. A estratégia deles é não ler nada, não estudar nada (para compreender alguma coisa de mercado financeiro) e só visar engajamento em massa de deslikes no fórum, como se uma pessoa com um intelecto pelo menos razoável não soubesse disso. 🤔😎
Mito +78,8 bi, luladrao -77 bi, chup@ esquerdoide
Certo, agora apresenta algum número já que seu comentário foi só discurso.
Ali Express informa que compras acima de U$ 50 serão taxadas em 92%. Com muito amor, ótima notícia para a gastança e péssima para o consumidor brasileiro.
 são todos falsos. Os patriotas, os profetas, os cidadãos do bem, os honestos, os profetas, os defensores da família e da moralidade. São todos falsos, vivem de enganação e aparências.
vcs acham que o comércio local só vende produto nacional?
LIVRE MERCADO ! TAXAR BUGIGANGA SÓ PIORA PRO POBRE MAS O LULADRAO AMA POBRE. NEH?? AJUDA OS POBRES NE?
Gado feliz!🐄🐄🐄🐄🐄🥳🥳🥳🥳🥳🥳
nada melhor do que a sensação de dizer... eu avisei... fazueli cambada
perai vou taxar está matéria
Mais impostos, mais taxas, quem poderia imaginar que isso aconteceria?🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂
Não tem jeito, com esse governo é só desgraça. Isso não é nada vai piorar mais ainda. Mas para o ptzinho a culpa é do juros altos, sempre colocando a culpa nos outros.
Não entendo, PIB subindo e produção de riquezas caindo, fecha essa conta?
defasagem de período nas pesquisas e a velha e bem remunerada maquiagem.
L
Vejo aqui muito torcedor do mal. Exímios oportunistas! Dê licença e deixa o Brasil passar para o próximo nível!
Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta.
É o amor vencendo
E não tem jeito, governo ruim, números ruins. E vamos agora ajudar Cuba e Angola? Absurdo!
Dados da Receita Federal aponta fechamento grande de empresas no 1°semestre. Brasil ladeira à baixo. Infelizmente mas já esperado!
 é mais fácil explicar pro meu cachorro, ele é mais racional do que vc.
José Oliveira entende de juros, não é? Então o Sr. poderia nos explicar como a taxa juros aqui poderia baixar, se os Estados Unidos estão com uma taxa de juros de 5,5%? O que aconteceria se os juros caíssem primeiro aqui do que nos EUA? Pergunto porque o cenário é completamente diferente de 2015, onde a taxa de juros aqui era de 13% 14%, e nos EUA era de 0,25%.
juros são calculados sobre o valor da dívida... que só aumenta nesse desgoverno
Vamos reindustrializar o país... bla bla bla. Se não fosse o agro fascista nosso PIB seria negativo.
Bota na conta dos juros altos. Juros altos e dólar alto, só beneficia o agro exportador, a indústria, o varejo e a construção civil são os mais prejuidicados.
Já que você entende de juros, nos explique como a taxa de juros poderia baixar aqui, com os Estados Unidos com uma taxa de juros de 5,5%? Lembra de 2015, que a taxa de juros aqui era de 13%, 14%, enquanto nos Estados Unidos era 0,5%? Se o problema dos juros alto fosse só a inflação, com certeza os juros estariam baixo. Mas não depende apenas desse fator. Mas vou deixar você explicar, pois eu sou leigo no assunto.
 é mis fácil explicar pro meu cachorro. Vc não tem condições de entender argumentos racionais.
Bela resposta essa sua. Robozinho.
Se estão dizendo que recuou 0,6% , pode contar pelo menos 1%
Quando o dado é positivo, o dado é maquiado, quando o dado é negativo é culpa disso ou daquilo....gado fanático!!!!
burrice e mau caratismo, misturados e elevados à potência de 10.  E não enxergam nenhuma relação entre a queda da indústria e os juros altos.
Embora no PIB trimestral o setor industrial tenha crescido e o Agro tenha caído. Que tal?🤔😎
Se foi ruim em Julho, fico pensando como foi Agosto e como vai ser Setembro.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.