Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Se incerteza continuar alta, BC tem de trabalhar no ritmo de cortes, afirma Campos Neto

Publicado 22.04.2024, 09:48
© Reuters Se incerteza continuar alta, BC tem de trabalhar no ritmo de cortes, afirma Campos Neto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reiterou nesta segunda-feira, 22, que devido ao cenário de incerteza há agora alguns cenários possíveis para os próximos passos do Comitê de Política Monetária (Copom). "Se a incerteza diminuir, voltamos para a forma de atuação que tínhamos começado. Outra forma é o aumento da incerteza ficar mais tempo e criar ruídos crescentes, então teremos que trabalhar como seria o 'pace' [ritmo], teríamos que diminuir o 'pace'", disse, em participação em evento da Legend Capital, em São Paulo.

E acrescentou: "Outro cenário seria o crescimento da volatilidade da incerteza subir mais ainda e começar a afetar o balanço de riscos. Em outro cenário, chega um ponto em que muda as variáveis de tal forma que faz com que a realidade que projetamos não seja mais verdadeira, muda o que chamamos de cenário base."

Campos Neto defendeu que a visibilidade dos próximos passos da autarquia aumenta a eficiência do canal de transmissão da política monetária, mas que isso tem que ser feito quando de fato há visibilidade. "Se quiser passar visibilidade quando não tem, o que acontece é que dará um guidance e terá que trocar."

O presidente do BC repetiu que o guidance foi alterado de duas para uma reunião devido ao entendimento de que há mais incerteza na conjuntura atual. Ele acrescentou que, ao falar sobre os cenários possíveis agora, o objetivo é mostrar uma gradação do que pode ocorrer, a fim de dar mais transparência à política monetária. "Não temos como dar um guidance porque temos muita incerteza", frisou.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Câmbio

Campos Neto repetiu que a autarquia só vai intervir no câmbio se houver problemas relacionados a uma distorção do mercado, mas não por uma mudança no valor do real decorrente de alteração nos fundamentos. "Se tiver uma percepção de que o risco piorou, o câmbio vai refletir", disse o presidente do BC.

Ele repetiu que uma intervenção excessiva no câmbio pode levar a um aumento dos juros longos, já que investidores tendem a procurar outros instrumentos para fazer hedge.

E acrescentou que o câmbio flutuante serve como amortecedor para o País, que tem grandes reservas em dólar, porque, quando a moeda americana se valoriza, a dívida líquida cai.

Últimos comentários

A maioria dos comentários são de pessoas que não trabalham.
Projeto do Capim Neto era espremer as empresas para americano comprar, rodou porque a China comprou antes
Todo dinheiro que os investidores internacionais investem AQui no Brasil nos investimos devolta nele$ , ai eu me pergunto porque eles fazem esta volta
Papagaio do FED não cansa de passar vergonha, vai explicar como se os números do BR estão em linha, vai falar que é culpa do Asfalto da Linha Vermelha
Os mulas do lula querem a inflação nas alturas.
Afinal, quanto mais pobre, mais vota no ex-condenado.
O BC usa dados fornecidos pelo IGBE para avaliar a situação econômica do país : inflação, desemprego, PIB, etc. E, segundo o IBGE, está tudo uma maravilha com os juros nesse patamar. Então, pq a pressa em baixar? O Brasil está, dentro da realidade de cada um, numa situação parecida com a dos EUA. Lá também, os números da economia estão bons e por isso já disseram que não existe pressa em baixar os juros. A menos que a situação aqui não esteja tão boa quanto mostram os números. Será?🤔
é pq esse B.O.S.T.A do cam.pos n.eto per.deu o timing de baixar os juros (Os JUROS REAIS MAIS ALTO DO PLANETA). teria que baixar em outubro 2022. outra coisa, a economia tá melhor e poderia estar melhor não fosse esse sa.botador
em 252 dias esse B.O.S.T.A do ca.mpos ne.to (que v0t0u de camisa verde e amarela) sai. aliás no último trimestre já não apita mais nada
Missão Institucional BC antes do sabotador RCN: garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
Se o USA não vai cortar, aqui tb não vai
Esse aí tá mais perdido que português no deserto. Brasil tá feio mesmo. Canalhas
Governo inconfiável, invompetente, quem vai pagar de novo pelo caos petista é o sofrido povo brasileiro. Essa gente não tem controle, principalmente em ano de eleição. Foi pro espaço o controle fiscal
Bo zo estou o caixa pra se reeleger,,, a gastança eleitoral surte efeitos até hj,,,,
Estorou,,
Esse cara só fala bobagem para causar medo nos investidores, não tem inceteza nenhuma todas as empresas do índice continuam com suas atividades em pleno vapor, juros altos só ferram as pessoas, empresas e comerciantes os únicos que ganham com isso são os banqueiros rentistas, fora RCN
um dos exemplos (de que a economia tá bombando): vendas de motos cresceu 21% em 2023
Estudo da FGV revelou que em 2023 as empresas gastaram mais com pagto de juros estratosféricos do que com investimentos. A fatura da independência do BC com o RCN tá salgada.
cenário guidance de 1 corte de 0,50% na próxima reunião, provavelmente 0,25% na subsequente chegaremos a uma taxa SELIC de 10%, vai depender assim literalmente do cenário de corte da taxa de juros dos EUA se cortar lá agora entre maio ou junho e seguir os cortes podemos chegar a 9% ou 9,25% se lá postergar o corte para agosto/setembro provavelmente teremos uma taxa terminal em 2024 de 9,75%
O ideal é baixar a Selic até uns 9% pelo menos, tem total espaço pra chegar nesse patamar, espero que esse sujeito faça o certo pra terminar seu último ano no BC com alguma honra, já fez besteira demais no passado, primeiro baixando Selic pra 2% e depois deixando tempo demais em 13,75%
resumindo não vai ter corte mais .
acredito que tera cortes mas não dá forma que o mercado projetou lá atrás, 9% 2024 eu penso não ser prudente 10,25% seria algo mais plausível, se o EUA não fizer um corte pelo menos esse ano
e amigo segura na mão de Deus
a inflamação informada não e a que vemos no dia a dia o governo vem manipulado os números
Quando era o Gado retardado era isso, só que teve aumento de salário e lá atrás não pensa antes de falar Groselha
Inflação está em redução, o resto é fantasia.
Um Presidente que diz que os salários pressionam a alta da inflação como esse disse, deve ter estudado economia no pátio da faculdade e deixou de frequentar muitas aulas. Falam o que mandam falar.
Onde a inflação já voltou? Qual índice aponta para isso? Alguém aqui sabe dizer?
um exemplo de QUE.DA LI.VRE da infl.ação: IGP-M -4,26% em 12 meses. detalhe índice apurado pela FGV empresa privada
em QUE.DA livre: IGP-M -4,26% ( menos 4,26% em 12 meses). esse índice é apurado pela FGV (empresa privada)
Queria ouvir alguma novidade !!!
Jornalistas urubus ficam tentando arrancar alguma palavra ou frase fora do contexto para criar uma querela com o governo. RCN parece estar vacinado.
Infelizmente com um governo perdulário, esramos de volta a inflação
Claro que sim. A inflação já VOLTOU.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.