Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

O que o compulsório menor representa para Itaú, Bradesco, Banrisul, BB e Santander

Publicado 20.12.2017, 11:04
O que o compulsório menor representa para Itaú, Bradesco, Banrisul, BB e Santander?
BBAS3
-
BBDC4
-
BRSR6
-
B3SA3
-
ITUB4
-
SANB11
-

Money Times - O Banco Central reduziu na terça-feira (19) à noite a redução das alíquotas dos depósitos compulsórios dos bancos (dinheiro que as instituições são obrigadas a deixar parado no BC). A iniciativa envolve recursos à vista, cuja alíquota passa de 45% para 40%, e recursos a prazo, que cai de 36% para 34%. Na prática, a autoridade monetária libera dinheiro para o sistema financeiro.

Para a equipe de análise do Credit Suisse, a medida pode ter um impacto direto sobre o lucro líquido das principais instituições financeiras listadas na B3 (SA:BVMF3). Assumindo que os recursos disponíveis serão investidos na Selic, o impacto será de 0,9% para o Banco do Brasil (SA:BBAS3), 0,5% para o Banrisul (SA:BRSR6), 0,4% para o Itaú Unibanco (SA:ITUB4), 0,3% para o Santander (SA:SANB11) e 0,3% para o Bradesco (SA:BBDC4).

“A medida, que faz parte do programa Agenda BC+, pilar Crédito mais Barato, gera efeito líquido que corresponde à liberação de R$ 6,5 bilhões de recursos depositados, contribuindo para a redução estrutural do volume de depósitos compulsórios”, diz o comunicado do BC.

“O objetivo final é reduzir o custo do crédito no Brasil, com o objetivo de aumentar o crescimento dos empréstimos e baixar os spreads. No entanto, considerando a magnitude dos depósitos lançados (apenas aproximadamente 1,4% do empréstimo e 1,3% da originação dos últimos doze meses) e a alta liquidez atual dos bancos, não esperamos nenhuma contribuição significativa para o crescimento do crédito”, explicam os analistas do Credit Suisse.

Por Money Times

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.