Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Em conversa com Bolsonaro, Alcolumbre diz ter exaltado "importância da harmonia entre os Poderes"

Publicado 28.05.2020, 18:13
Atualizado 28.05.2020, 21:25
© Reuters. .

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou na noite desta quinta-feira ter exaltado a "importância da harmonia entre os Poderes" em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, em meio à escalada de tensão entre o chefe do Executivo com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF).

"O Congresso atua em prol do Brasil, como intermediário na construção da paz, e em favor dos brasileiros, nesta quadra difícil da história nacional", disse Alcolumbre em uma publicação no Twitter.

Na conversa com Bolsonaro, segundo informaram duas fontes à Reuters, a intenção do presidente do Congresso foi de pedir calma ao chefe do Executivo diante de um acirramento do clima político e de uma escalada de ameaças de quebra da normalidade democrática.

O movimento de Alcolumbre, assim como o do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinaliza tentativa de diminuir a temperatura política em Brasília. Mais cedo, Maia disse não acreditar que a instabilidade política chegue a uma "situação extrema" a ponto de ameaçar a normalidade democrática, e acrescentou que segue na tentativa permanente de diálogo.

Na avaliação de uma das fontes, parlamentar independente, a atitude pode resultar em uma banalização dos ataques a instituições democráticas. Segundo essa fonte, princípios democráticos têm perdido espaço, enquanto Bolsonaro e aliados perdem o medo dos órgãos de controle. A avaliação dessa fonte é que os presidentes das duas Casas deveriam ser mais incisivos, avaliação compartilhada por outros parlamentares.

Alcolumbre entrou em campo e partiu para a conversa presidencial no mesmo dia em que, em referência a operação da Polícia Federal na véspera tendo como alvos aliados de Bolsonaro por suposto envolvimento em disseminação de fake news, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da República afirmou que não haverá mais um dia como ontem. "Acabou, porra!", disse.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Na quarta-feira, o filho de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sugeriu a iminência de uma "ruptura" e cogitou uma "medida enérgica" do pai.

Somam-se a esse cenário declarações do presidente Jair Bolsonaro adiantando que não entregaria seu celular à Justiça, caso pedido, no âmbito de inquérito que apura possível interferência na Polícia Federal, além de vídeo de reunião ministerial divulgado na última sexta-feira em que ministros do Executivo atacam instituições e membros da Suprema Corte.

Em coletiva no meio da tarde Maia afirmou que Alcolumbre estava com Bolsonaro e acrescentou que o senador tem um "bom diálogo" com o presidente.

"É bom dialogar, mas é bom ficar claro que nós vamos continuar reafirmando que a nossa democracia é o valor mais importante do nosso país e que as instituições precisam ser respeitadas, sempre", disse Maia.

Por ocupar a presidência da Câmara, Maia tem a prerrogativa de dar andamento a eventual pedido de impeachment contra o presidente da República.

A Mesa da Casa já registra mais de 30 pedidos nesse sentido, mas o deputado tem adotado tom cauteloso e já chegou a dizer que "esse assunto não deve estar na ordem do dia hoje, não deve estar na pauta de hoje e, se Deus quiser, não deve estar na pauta dos próximos anos".

(Reportagem adicional de Ricardo Brito)

Últimos comentários

acalumbre vigarista tira da gaveta os impeachmat de vários ministros do STF, queremos cpi da lava toga, quero ver qual bandido vai sobra no STF.
Eu ia reclamar do STF por soltarem bandidos perigosos e intimidar cidadãos que reclamam, mas estou sem grana pra pagar advogado e comprar novo celular e computador.Vem gringo, vem investir no Brasil. É muito tranquilo. A segurança jurídica é fantástica.
Estamos vivendo a temida censura por parte do STF em plena democracia. O STF acusa, investiga e julga.
Quantos pedidos de impeachment existem contra ministros do STF?
Engraçado é como brasileiro pra Ester contrário ao bolsonaro por causa do que a imprensa pinta do presidente estão a favor do STF, Judiciário brasileiro é a maior vergonha nacional, colocam a constituição em baixo do braço e agem como se eles fossem Deuses, CPI das Fake news e só mais uma mostra de como o país vai de mal a pior e vi gente na imprensa festejando, aos interessados o STF só está investigando que aínda apoia o bolsonaro, teve gente que pulou do barco no ano passado, vide Joice Hasselmman e MBL que não estão sendo investigados pq não apoiam mais o presidente.
Bolsonaro vai terminar como Mussolini, kkkk.
O certo era o Brasil para tudo novamente, outra greve dos caminhoneiros, políticos se aproveitando da desgraça do povo pra roubar em meio a pandemia.
O homem da esteira de 44 mil devia tomar a poltrona. Essa família e estabilidade não combinam.
Os robôs estão à todo vapor.
o lado corrupto do Brasil, vai vender muito caro a não partilha das estatais e bilhões gastos com a corrupção na infraestrutura. Um dia, ou nunca, o Brasileiro acorda.
So no brasil stf faz o que quer povo frouxo nunca sera primeiro mundo
inclusive vc
em terra de cegos quem enxerga é rei.
Cada dia que passa a instabilidade política aumenta, não sei onde vamos parar, nunca não somos nem nunca fomos bem representados, o Brasil tá indo por um caminho de conflito muito grande, quem perderá com isso será o povo...Sem defesa a políticos, nosso papel não é defender e sim cobrar, independente de quem seja, temos que questiona-los e temos esse direito sim...Temos que abrir os olhos e avaliar com imparcialidade, sei que a ideologia é muito forte, entregando, não pode suprimir os fatos...Fatos, provas, são mais importantes até que a própria ideologia...
Collor presidente e queriam tacar fogo no STF.FHC presidente e o povo queria tacar fogo no supremo.Lula presidente e o povo queria tacar fogo no supremo.Dilma presidente e o povo queria tacar fogo no STF.Bolsonaro presidente e o povo quer tacar fogo no congresso. O Bolsonaro é o problema mesmo??
Vão deixar pra fritar o Bolsonaro quando e se a pandemia for controlada .... munição pra impechment se tem e se precisar e só cavar que acha , é uma pena para o Brasil mas realmente não vejo um politico que realmente me convença de sua integridade
Maior estrago no país não foi a corrupção, e sim a quantidade de ignorantes q foi criada pelos esquerdopatas...
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Maia está com medo de alguma coisa, para não autorizar o andamento de processos de impeachment
pk se não acaba como o cunha kkk
É aqui que estão distribuindo pão com mortadela ?
O ASSUNTO COMEÇA DE UMA MANEIRA E TERMINA DE OUTRA,, A TE QUANDO ESSES JORNALECOS VAI PARAR ISSO PENSE NUMA RAIVA QUE VCS TEM DE UMA PESSOAL QUE NEM CONHECE. LAMENTAVEL.          O BRASIL INFELIZMENTE TEMQUE MORRER NA TUIA NUNCA SERA UMA NAÇÃO  DESENVOLVIDA A POPULAÇÃO É A CULPADA DE TUDO .
É uma pena. As pessoas começarão ser mais firmes e objetivas nas suas cobranças, quando o país for colocado a margem no cenário mundial e todos começarem a perder dinheiro.
Se o Maia não tem coragem de pautar o Impeachment, creio que logo logo o Brasil precisará de uma novo Adélio Bispo.
comentário criminoso assim não pode...
Cheio de robôs por aqui
Lamentável essa Maria Carolina quem escreveu esse texto. Fica nítido a parcialidade da mesma.
Qual democracia?? Vivemos sob a ditadura do STF que impede o presidente que ELEGEMOS governar o pais.
Um vermelho deu deslike
E quem vai julgar os processos? O presidente, claro! sem formação jurídica ou qualificação.
jovem, que mentalidade em... pqp
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.