Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Alerta sobre fluxo de caixa da Alstom derruba ações

Publicado 05.10.2023, 09:29
Atualizado 05.10.2023, 09:30
© Reuters. REUTERS/Gonzalo Fuentes
ALSO
-

Por Olivier Sorgho e Danilo Masoni

(Reuters) - As ações da Alstom (EPA:ALSO) caíram até 38% em Paris, nesta quinta-feira, depois que a fabricante dos trens de alta velocidade TGV reduziu meta de fluxo de caixa livre para o ano, criando preocupações sobre seus níveis de endividamento em um ambiente de juros crescentes.

As ações da companhia operavam perto pior queda em um dia em mais de 20 anos, apontando baixa de  com uma queda de 37% às 9h09 (horário de Brasília), o que eliminou cerca de 3 bilhões de euros do valor de mercado da Alstom.

Na noite de quarta-feira, a empresa reduziu sua orientação para o fluxo de caixa do ano, apontando atrasos em encomendas e aumento na produção que pesou sobre o caixa.

O grupo disse que agora espera uma saída de caixa de 500 milhões a 750 milhões de euros no ano, após uma saída de 1,15 bilhão de euros no primeiro semestre, bem acima do consenso de queima de 152 milhões, citado pela Jefferies.

"Há algum tempo, quando as taxas de juros estavam em zero, não fazer caixa não era um grande problema para uma empresa. Agora é, e o mercado não tem piedade", disse Angelo Meda, gerente de portfólio do Banor SIM, em Milão.

Enquanto isso, os analistas do Deutsche Bank disseram que consideraram a notícia como um "grande golpe na credibilidade da administração", acrescentando que agora esperam que a Alstom encerre o ano com uma dívida líquida de 3 bilhões de euros, cerca de 1 bilhão a mais do que o esperado anteriormente.

Representantes do grupo não comentaram o assunto nesta quinta-feira.

O custo do seguro da dívida da Alstom contra o risco de inadimplência atingiu o valor mais alto desde novembro passado, de acordo com dados da S&P Global Market Intelligence. O maior título em circulação da empresa - um cupom fixo com vencimento em 2029 - também caiu, levando seu rendimento a um recorde de 4,917% na Tradeweb.

Enquanto isso, os traders expressaram preocupações de que a Alstom poderia perder recomendação de grau de investimento e observaram que a confiança dos investidores em sua administração pode ser questionada.

A Alstom vem criando estoques para cobrir uma carteira de pedidos acumulada nos últimos dois anos, mas na quarta-feira alertou sobre pedidos semestrais "mais fracos do que o esperado", acrescentando que o programa Aventra, no Reino Unido, havia sido adiado.

© Reuters. REUTERS/Gonzalo Fuentes

Os analistas do JP Morgan, que veem a queda das ações como uma possível oportunidade de compra, disseram em uma nota que os problemas são "de natureza transitória" e apontaram como pontos positivos o fato de a Alstom ter confirmado perspectiva de margem de lucro para o ano e metas de médio prazo.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447753))

REUTERS AAJ

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.