🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Banco central da Argentina fixa taxa básica de juros em 100%, ante 133% anteriormente

Publicado 18.12.2023, 17:43
© Reuters
USD/ARS
-
USD/ARSB
-

Por Walter Bianchi

BUENOS AIRES(Reuters) - O banco central da Argentina disse nesta segunda-feira que adotará como taxa de juros de referência a taxa de operações de recompras reversas de um dia de 100 por cento, no lugar da taxa Leliq anterior de 133 por cento, em mudança que visa simplificar a política monetária em meio a uma grave crise econômica.

A iniciativa é divulgada oito dias depois de o ultraliberal Javier Milei assumir a Presidência do país anunciando a intenção de reduzir a inflação do patamar atual perto de 200% ao ano e colocar as contas públicas nos trilhos.

O conselho de administração do banco decidiu deixar de realizar leilões de letras de liquidez, as "Leliq", e as operações compromissadas passarão a ser o principal instrumento para absorver excedentes monetários.

O banco central -- cuja presidência foi assumida há poucos dias pelo economista Santiago Bausili -- afirmou que ao centralizar as suas operações em um único instrumento, pretende tornar mais claro o sinal de política monetária e reforçar sua transmissão às demais taxas de juro da economia.

© Reuters. Sede do banco central argentino, em Buenos Aires
16/09/2020
REUTERS/Agustin Marcarian

"A partir de amanhã, sua taxa de juros de política monetária passará a ser a taxa de depósito overnight, que foi fixada em 100% desde 13 de dezembro", disse o banco central em comunicado.

O banco acrescentou que considerou “prudente” manter uma taxa de juro mínima de 110% para os depósitos a prazo.

Por outro lado, disse que nas operações de injeção de liquidez continuará a exercer a possibilidade de realizar recompras ativas e oferecer opções de venda sobre os instrumentos do Tesouro que considere apropriados.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.