Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

BC: Relatório de Gestão das Reservas Internacionais aponta resultado positivo em 5,11% em 2023

Publicado 27.03.2024, 15:29
Atualizado 27.03.2024, 18:41
© Reuters.  BC: Relatório de Gestão das Reservas Internacionais aponta resultado positivo em 5,11% em 2023

O Banco Central divulgou nesta quarta-feira, 27, o Relatório de Gestão das Reservas Internacionais de 2023, que destaca variáveis em seu gerenciamento ao longo do ano. O documento mostra que o resultado acumulado no ano passado com o investimento das reservas internacionais gerenciadas internamente foi positivo em 5,11%, sendo que o ganho foi de 4,67% decorrente da marcação a mercado com juros e outros fatores e de 0,44% devido às variações de paridades de moedas.

O saldo das reservas internacionais do Brasil em 31 de dezembro de 2023, pelo conceito de caixa, era de US$ 355,03 bilhões. O volume é maior que o registrado no fim de 2022, de US$ 324,70 bilhões.

No relatório, o BC explica que o retorno dos investimentos das reservas internacionais decorre de alguns fatores que influenciam o valor das carteiras, como níveis de juros e as paridades das moedas de investimento contra o dólar. O BC destaca que, ao longo de 2023, houve significativos movimentos de alta e baixa na curva de juros soberanos nos Estados Unidos, cujos valores nos prazos relevantes para as reservas fecharam o ano em nível levemente abaixo do verificado no início do período, o que gerou uma parte do retorno positivo.

"O alto nível de juros ao longo do ano, por sua vez, levou a relevante ganho com carregamento, responsável pela parte mais significativa do resultado. Em termos de câmbio, houve uma pequena depreciação do dólar americano em relação às outras moedas que compõem as reservas internacionais, o que contribuiu em menor escala (quando comparado aos juros) para a apuração do resultado positivo", destaca o relatório.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Composição

Um dos objetivos da gestão das reservas internacionais, esclarece o BC, é a redução da exposição do País ao risco cambial. Assim, é definida uma carteira diversificada com perfil anticíclico e que busque a cobertura cambial da dívida externa bruta. De acordo com o Relatório, em dezembro de 2023, a alocação por moedas das reservas se dava da seguinte forma: 79,99% em dólar norte-americano, 5,24% em euro, 4,80% em renminbi, 3,58% em libra esterlina, 2,60% em ouro, 1,80% em iene, 1,01% em dólar canadense e 0,9% em dólar australiano.

O BC esclarece que o ouro adquirido para compor as reservas é decorrente de negociação realizada exclusivamente no exterior. "O BC não adquire ouro no mercado interno para composição das reservas internacionais."

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.