🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

BCE cita bom progresso na inflação, mas pede mais dados

Publicado 07.03.2024, 10:25
Atualizado 07.03.2024, 11:45
© Reuters. Sede do BCE em Frankfurt
16/03/2023
REUTERS/Heiko Becker
EUR/USD
-
EUR/BRL
-

Por Francesco Canepa e Balazs Koranyi

FRANKFURT (Reuters) - O banco central Europeu (BCE) manteve os custos dos empréstimos em níveis recordes nesta quinta-feira e deixou claro que, embora a inflação esteja diminuindo mais rapidamente do que o previsto há apenas alguns meses, ainda não está pronto para começar a afrouxar a política monetária.

Tendo subestimado um súbito aumento dos preços há dois anos, o banco central dos 20 países que partilham o euro tem se mostrado relutante em declarar vitória sobre o que acabou por ser a inflação mais brutal em décadas.

Mesmo mantendo sua principal taxa de juros inalterada em 4,0%, como esperado, o BCE alterou ligeiramente a sua comunicação para refletir uma queda contínua da inflação ao longo do último um ano e meio, ao mesmo tempo que divulgou novas projeções econômicas mais baixas.

"Estamos fazendo bom progresso em direção à nossa meta de inflação e estamos mais confiantes como resultado --mas não estamos suficientemente confiantes", disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, numa coletiva de imprensa. "Desde a última reunião do Conselho do BCE, em janeiro, a inflação voltou a diminuir", disse o BCE em seu comunicado. "Embora a maior parte das medidas da inflação subjacente tenha diminuído ainda mais, as pressões internas sobre os preços permanecem elevadas, em parte devido ao forte crescimento dos salários."

Depois de ter conseguido dissuadir os investidores de apostar num corte de juros cedo demais, o BCE evitou cuidadosamente fazer qualquer promessa nesta quinta-feira.

A instituição reafirmou, em vez disso, que as decisões futuras dependeriam, em parte, da trajetória do núcleo da inflação, que exclui preços mais voláteis e tem se mostrado particularmente teimoso.

© Reuters. Sede do BCE em Frankfurt
16/03/2023
REUTERS/Heiko Becker

Fontes têm dito à Reuters há meses que é improvável que o BCE reduza os custos dos empréstimos antes da sua reunião de 6 de junho, uma vez que dados cruciais sobre salários só estarão disponíveis em maio.

Isto dá ao BCE outra reunião --em 11 de abril-- para abrir explicitamente a porta ao que o economista-chefe do BCE, Philip Lane, disse ser provavelmente o primeiro de uma série de cortes nas taxas.

Os investidores previam três ou quatro cortes de juros na taxa de depósito do BCE este ano, para 3,25% ou 3,0% até o fim de dezembro.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.