🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

BCE precisa ver inflação abaixo de 3% até meados de 2024 antes de cortar juros, diz Stournaras

Publicado 18.12.2023, 13:22
© Reuters. Yannis Stournaras, membro do Banco Central Europeu e presidente do banco central da Grécia, em entrevista à Reuters em Atenas
11/10/2023 REUTERS/Louisa Gouliamaki/Arquivo
EUR/USD
-
EUR/BRL
-

Por Francesco Canepa

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu precisa observar uma inflação estável abaixo de 3% até meados do próximo ano antes de começar a reduzir os custos dos empréstimos, que estão em patamares recordes, disse Yannis Stournaras, autoridade do banco, à Reuters.

Sendo uma autoridade de postura "dovish" (menos agressiva contra a inflação), Stournaras enfatizou em seu comentário a determinação do BCE de acabar com o pior surto de inflação em pelo menos uma geração nos 20 países que compartilham o euro.

Sua fala também destacou a desconexão entre o BCE e os investidores, que esperam que o banco central comece a cortar os juros em abril ou até mesmo em março, apesar da resistência da presidente do BCE, Christine Lagarde, na semana passada.

"Não podemos arriscar", disse Stournaras, o presidente do banco central da Grécia, em entrevista à Reuters.

"Precisamos ver a inflação abaixo de 3% de forma sustentável até o meio do ano antes de cortar os juros."

O BCE deixou os juros inalterados na semana passada e disse que esperava uma inflação média de 2,8% neste trimestre, 2,9% nos primeiros três meses do próximo ano e 2,7% no segundo trimestre de 2024.

© Reuters. Yannis Stournaras, membro do Banco Central Europeu e presidente do banco central da Grécia, em entrevista à Reuters em Atenas
11/10/2023 REUTERS/Louisa Gouliamaki/Arquivo

Além do crescimento dos preços, Stournaras disse que "os custos unitários do trabalho, os lucros unitários e as expectativas de inflação devem apontar para um retorno da inflação para 2%".

"Também teremos que avaliar o estado geral da economia", acrescentou.

Atualmente, os mercados monetários estão precificando cortes de 150 pontos-base pelo BCE em 2024, reduzindo a taxa que o banco paga sobre os depósitos para 2,5%.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.