Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

BCs sinalizam fim de turbulência bancária com corte em linha de financiamento em dólar

Publicado 25.04.2023, 08:43
© Reuters. Notas de dólar
26/03/2008
REUTERS/Mark Blinch
CSGN
-
USD/BRL
-

FRANKFURT/LONDRES/TÓQUIO (Reuters) - Os principais bancos centrais do mundo vão reduzir a frequência de suas operações de liquidez em dólar com o Federal Reserve dos Estados Unidos a partir de maio, enviando o sinal mais claro até agora de que a volatilidade do mercado financeiro do mês passado praticamente acabou.

O Fed começou a oferecer dólares em leilões diários a partir do final de março, depois que a quebra do Silicon Valley Bank e a venda do Credit Suisse (SIX:CSGN) provocaram nervosismo nos mercados financeiros e aumentaram o risco de escassez de liquidez que poderia ter se transformado em uma crise financeira mais ampla.

Mas os bancos centrais da zona do euro, de Japão, Reino Unido e Suíça agora retornarão aos seus leilões semanais habituais, indicando que o apoio extraordinário não é mais necessário, pois os mercados estão funcionando como pretendido.

Embora houvesse alguma aceitação nos leilões diários nos primeiros dias, especialmente da Suíça, a instalação diária mal era usada e havia pouco ou nenhum interesse na maioria dos dias.

"Esses bancos centrais estão prontos para reajustar a provisão de liquidez em dólares norte-americanos conforme garantido pelas condições do mercado", afirmou o BCE em comunicado.

As linhas de swap são garantias de liquidez para aliviar as tensões nos mercados de financiamento globais e têm sido uma característica permanente da cooperação entre os principais bancos centrais por mais de uma década.

As operações de liquidez em moeda local dos bancos centrais também foram pouco utilizadas no mês passado, sugerindo que a liquidez abundante, parte do sistema bancário na última década, continua mantendo o setor bancário bem lubrificado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ainda assim, alguns formuladores de política monetária têm alertado que a volatilidade provavelmente deixará uma marca mais permanente, tornando os bancos mais cautelosos na forma como emprestam, elevando os custos dos empréstimos e apertando os padrões de empréstimo.

Isso poderia reduzir a necessidade de os bancos centrais aumentarem as taxas de juros em sua luta contra a inflação altíssima, conforme os bancos comerciais fazem seu trabalho por eles.

A extensão de tal aperto está longe de ser clara, no entanto, e ainda pode levar semanas, ou até meses, para que as autoridades avaliem o impacto a longo prazo.

Os grandes bancos centrais, com a notável exceção do Banco do Japão, têm aumentado as taxas em ritmo acelerado, com a expectativa de que o Fed e o BCE ajam neste sentido novamente na próxima semana.

(Reportagem de Balazs Koranyi, Leika Kihara e William Schomberg)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.