Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Bolsonaro culpa pandemia por desajuste no mercado e alta dos preços dos alimentos

Publicado 23.11.2020, 11:50
© Reuters. Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia em Brasília
ZL
-
ZS
-
RR
-

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Questionado nas redes sociais sobre alta no preço dos alimentos por seus apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro culpou nesta segunda-feira a pandemia de Covid-19 e disse as medidas de distanciamento social desajustaram o mercado.

"Baixam-se os preços na lei da oferta e procura, e não com tabelamentos. Não se esqueça da pandemia, do fique em casa, etc. Tudo isso desajustou o mercado, mas não tivemos desabastecimento. Estamos fazendo o possível na busca da normalidade", escreveu Bolsonaro ao responder um apoiador.

Depois de vários questionamentos em uma publicação --na qual o presidente publicou um vídeo, em inglês, defendendo o agronegócio brasileiro-- Bolsonaro mostrou irritação com algumas pessoas afirmando que os produtores brasileiros vendiam os produtos mais caro no exterior que no Brasil.

"Os preços no exterior são muito superiores aos praticados aqui. Não se pode começar uma crítica com falácias ou mentiras", disse.

Em sua tradicional conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada nesta manhã, Bolsonaro voltou ao assunto.

"Pessoal tem reclamado do preço dos alimentos. Tem subido sim além do normal, a gente lamenta isso daí. Também é uma consequência do fique em casa. Quase quebraram a economia", afirmou. "Aquela política do fique em casa e a economia a gente vê depois está tendo reflexo agora."

Bolsonaro já repetiu várias vezes elogios aos produtores rurais que, segundo ele, não teriam respeitado a idéia do "fique em casa" e teriam continuado produzindo durante a pandemia. Na semana passada, chegou a dizer que os produtores não teriam sido "frouxos" de aderirem ao distanciamento social.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Pessoal parece que esqueceu o período da pandemia, que nos endividamos em mais de 700 bilhões de reais, e passa a criticar o agronegócio que tinha de vender aqui para dentro e não para fora. Olha a soja toda tem que ser exportada, não tem como consumir aqui dentro toda", disse. "E eu sou da livre iniciativa, da oferta e da procura. E o mercado é que diz se vai vender aqui ou lá fora."

A inflação para outubro, que fechou em 0,86% no IPCA, foi a mais alta para o mês nos últimos 18 anos. No acumulado de 12 meses, chegou a 3,92%.

De acordo com o IBGE, alimentos e bebidas foram os principais responsáveis, com tomate, frutas, batata inglesa registrando os maiores aumentos e somando-se ao arroz e ao óleo de soja, que tiveram altas menos intensas que no mês anterior, mas continuaram subindo.

Últimos comentários

governa para uma minoria privilegiada. o dolar nas alturas foi e está sendo o principal motivo da alta dos preços
hahaha mito da incompetência.
o alimento subiu, pela alta do dolar e exportação para China , estão mandando e desmandando no Brasil.
Um desgoverno total. Não assume nada. Não sabe fazer um discurso de união do país É só palanque eleitoral e a culpa é do papa.
O câmbio desvalorizado por conta do risco Brasil, muito ligado à ladainha de vários agentes do governo  em arrebentar o Teto de Gastos não tem nada a ver com isso (inflação do IGP-M contaminando o IPCA), né? Bolsonaro bota a culpa na pandemia, sendo que grande parte do desajuste duradouro do câmbio se deve à língua dele e de seus subordinados ávidos por gastar mais na busca da re-eleição em 2022 (populismo)
Desde antes da quarentena o Jegues já falava em dólar alto e já tínhamos o câmbio acima de 5. Só acredita neste desgoverno quem é cego ou quem tem nele o seu bandido de estimação.
Óbvio que a pandemia é o principal motivo, além da queda na produção teve o aumento do dólar, consequência da pandemia, porém teve sim um aumento do dólar por ação do governo, onde reduziu a taxa de juros, acredito que para impulsionar a economia local barateando os empréstimos, porém também expulsa os investidores e o dólar sobe, mas depoia veio a pandemia é desandou tudo.
#BolsonaroAte2026
na cadeia, acho que vai mais tempo.
#DólarCAROaté2026
Vsf miliciano
Foi menos vergonhoso perder de 7 a 1 pra Alemanha. Do soft power da marca Brasil super valorizada para pária internacional anti civilização. A lata de lixo da história é o lugar desse governo e de quem a essa altura ainda o apoia.
So fala m......
COVID é a MAIOR mentira inventada pelos humanos em TODA historia!
Então, Bolsonaro é o MAIOR mentiroso por ter inventado que contraiu COVID ; )
a pandemia gerou um crise mindial não tem como negar, veio em um momento que a economia de países emergentes principalmente o Brasil tinha tudo para começar a andar, os preços dos alimentos sem dúvidas teve reflexo na pandemia
Ricardo P Silveira guerra comercial sino- americana e altos indices de volatilidade em mercados emergentes
exato!
o dólar ja vinha se fortalecendo contra todas as divisas antes da pandemia, nesta época o BC estava tentando conter com swaps futuros mas viu que não estava surtindo efeito
puxa só comentarios do ele nao...
e o dólar alto? foi a pandemia tbm? dolar batendo quase 6 reais desde que ele assumiu....
kkkk esse tinha que internar! A culpa BOZO eh do sr e de seu ministro GAGA que meteu o dolar a quse 6 pra ajudar os amigos e encher os bolsos com comissao! Bando de S A FADOS
Presidente mentiroso e sem caráter. Como sempre a direita mentindo e tentando enganar o gado. Muuuuu
Esse PR não serve nem para ser síndico de prédio. Obrigado Bolsonaro por trazer a INFLAção de volta ao país. Os eleitores agradecem.
 a Dilma de saias colocava essa "desculpa" no CUNHA... agora o Dilmo de calças usa a mesma desculpa... aliás, os militontos usam essa "desculpa" para defender o indefensável ; )
 Acha mesmo q bolsonaro ainda apita alguma coisa??? TUDO é o congresso, acorda!
 não tenho dúvidas de que o Congresso é quem dá as cartas. Sempre foi assim. O Bolsonaro é só mais um vendido para o CENTRÃO como todos os outros. Se há um culpado nessa história, é aquele que promete em campanha que não faria "negócio$" com o CENTRÃO e, agora, se vendeu. Bolsonaro não passa de um PTista... acorda!
Bolsonaro culpa !!! Sensacionalistas total essa notícia. Só uma pergunta, o que vocês apreenderam na faculdade jornalismo quando acontecia uma pandemia no mundo? As colheitas entravam em modo automático?! Nascia tudo sozinho e devido a isso não faltava comida? putz !!
Da pra ver que nao tem nenhum economista explicando ao presidente como o mercado funciona . O dolar subiu por conta das incertezas e da politica economica , alem disto os preços do milho e soja no mercado mundial dispararam em dolar . Milho e soja é basico em toda a cadeia de alimentação e faz disparar os preços de carnes , latcinios , etc . Ai vira uma bola de neve pra se espalhar por todos os preços . Imagina se o petroleo estivesse a 100 dolares o barril . O Brasil tinha explodido numa hiperinflacao a tempos .
petroleo acima de 70. diesel à 4.50 rspere pra ver.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.