🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Brasil atinge marca de 200 GW de potência centralizada, diz governo

Publicado 07.03.2024, 16:54
Atualizado 07.03.2024, 16:56
© Reuters. Torres de transmissão de energia elétrica no Pará
30/03/2010
REUTERS/Paulo Santos
CL
-
NG
-

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil atingiu a marca de 200 gigawatts (GW) de potência centralizada, afirmou o Ministério de Minas e Energia, citando que o total foi atingido depois de autorizado nesta quinta-feira o início da operação comercial de uma usina fotovoltaica em Minas Gerais.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta quinta-feira a usina Boa Sorte I, localizada em Paracatu (MG), com 44,1 megawatts (MW) de potência.

"Quando a Aneel iniciou suas atividades, em 1997, a capacidade instalada no país era de cerca de 60 GW. Ou seja, em menos de três décadas, o número mais que triplicou", disse o diretor-geral, Sandoval Feitosa, no comunicado.

Ele ressaltou que o crescimento de fontes como a eólica e a solar, que há menos de 20 anos ainda não figuravam nas estatísticas de geração de energia.

Neste ano, a Aneel já liberou 2 GW para operação comercial no país.

Dos 200 GW, 84,25% são de fontes renováveis e 15,75% de fontes não renováveis (1% Nuclear).

As três maiores fontes renováveis que compõem a matriz de energia elétrica brasileira são hídrica (55%), eólica (14,8%) e biomassa (8,4%).

Das fontes não renováveis, as maiores são gás natural (9%), petróleo (4%) e carvão mineral (1,75%), segundo dados citados na nota do ministério.

"Nossa missão à frente do Ministério de Minas e Energia é equilibrar segurança energética com a modicidade tarifária, beneficiando brasileiras e brasileiros", disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A previsão de crescimento da geração de energia elétrica do país para 2024 é de 10,1 GW, conforme já anunciado pela Aneel. Este será o segundo maior avanço anual já verificado pela agência desde sua criação em 1997, atrás apenas do crescimento dos 10,3 GW em 2023.

© Reuters. Torres de transmissão de energia elétrica no Pará
30/03/2010
REUTERS/Paulo Santos

Além da expansão da matriz elétrica brasileira centralizada, o Brasil conta com o crescimento na oferta da micro e minigeração distribuída, que ocorre quando o consumidor brasileiro gera sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada.

De acordo com os dados divulgados pela Aneel, o país tem mais de 2,4 milhões de sistemas de geração distribuída conectados à rede de distribuição de energia elétrica, com potência instalada superior a 27,7 GW.

 

(Por Roberto Samora)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.