Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Brasil pede aos EUA avião militar para transportar oxigênio para Manaus, diz deputado

Publicado 14.01.2021, 19:03
© Shutterstock

Por Ricardo Brito e Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro pediu ajuda aos Estados Unidos para que disponibilizem um avião militar que permita o transporte de oxigênio para Manaus, afirmou à Reuters o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), diante da escassez no suprimento do insumo em meio ao agravamento da crise do Covid-19 naquele Estado.

Ramos disse que foi o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, quem lhe contou a respeito da requisição do avião dos EUA. Segundo o parlamentar, a solicitação era para que um avião cargueiro Galaxy, da Força Aérea daquele país, fosse disponibilizado.

Pouco depois de ter falado com Pazuello, o deputado afirmou ter recebido um contato do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), que pediu a ele que intercedesse para falar com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil a fim de tratar do assunto.

Ramos disse ter ligado para o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e filho do presidente Jair Bolsonaro, para estabelecer um contato com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Contou ainda ter conseguido posteriormente um contato com o chanceler para tratar do assunto.

No início da noite desta quinta, o deputado disse à Reuters que não havia tido um retorno dessas tratativas porque anteriormente estava em um voo. Ele disse que é "imprescindível" essa ajuda externa no transporte do oxigênio.

"É imprescindível, porque é a única possibilidade de transportar para Manaus de forma rápida", disse ele, ao acrescentar que a única aeronave brasileira apta a fazer esse transporte, um Hércules, está em manutenção.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Segundo Marcelo Ramos, esse tipo de aeronave tem a capacidade de transportar 5 mil metros cúbicos de oxigênio. Mas ele relatou que Manaus tem consumido cerca de 70 mil metros cúbicos diários do insumo. Disse que tem havido falta dele em muitas localidades da capital e do interior do Estado.

Procurados pela Reuters, o Itamaraty, o Ministério da Saúde e a Embaixada dos EUA não retornaram de imediato os pedidos de comentário.

PIOR MOMENTO

Em entrevista mais cedo, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), admitiu que o Estado está enfrentando seu pior momento na pandemia de Covid-19, com dificuldades especialmente para a aquisição de oxigênio, em meio a uma nova disparada na contagem de casos e óbitos em decorrência da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde amazonense, o Estado foi comunicado na noite de quarta-feira, pela empresa responsável, do colapso do plano logístico para algumas entregas de oxigênio, o que causaria a interrupção da programação por "algumas horas".

Últimos comentários

Estão esquecendo que o maior responsável é o governador de Manaus?
Claro! mesmo porque o presidente da república e o ministro da saúde são meros subordinados do governador do amazonas, que fica promovendo aglomeração, sabotando vacina, enfiando cloroquina goela abaixo do povo. Aí quando uma tragédia dessas acontece, as pessoas tentam colocar a culpa no mito, que não tem poder pra fazer nada. Se ele fosse governador ele faria, mas ele é só presidente... ele não pode fazer nada.
É só dar cloroquina para os Amazonenses.... a pecuária vai bem no Brasil, o gado abunda!
governo incompetente
Realmente. Como o governo do Amazonas, com todo o dinheiro que lhes foi repassado, ainda deixou faltar oxigênio la. Governo do estado la é incompetente mesmo.
 A culpa é só do governador do amazonas mesmo porque a função do presidente da república é tuitar, não é governar. Talvez o mito pudesse fazer alguma coisa por nós se ele ocupasse o mais alto cargo da república, mas ele é só presidente.
 Sim, a culpa é do Cabral, que não trouxe oxigênio na caravela...
Teve que pedir ajuda ao EUA, cadê os aviões das forças armadas brasileira ?
Nunca teve, só tucanos
nem todo avião é feito para transportes deste tipo de carga, amigo. Somente avião cargueiro, se você ler a reportagem verá por que o Hércules não pode transportar.
o paspalhão reestruturou toda a carreira militar quando os deixou fora da reforma da previdência e esses esqueceram de eformar o Hércules......bela atitude do paspalhão.....e o povo caiu na lábia....milhões de empregos....e agora nem avião tem.....what man!!!!
e o seu governo construiu estádios, 16 anos dos seus e a culpa é do 2° ano desse gov. Quem será q é o paspalhão mesmo?
Genilson Gema, mas o governo atual sabia da situação deixada pelos governos anteriores. não assumir isso comprova incompetência.
Foram anos de sucateamento. Vc pode entender de mercado financeiro, mas não sabe nada sobre a situação militar do seu país. Os militares são uma categoria a parte do funcionalismo público. Não se aplicam as mesmas regras. Enquanto isso o melhor presidente do Brasil ficou milhonário! Como investir em compra de equipamentos se os quartéis tinham que liberar os militares pq não tinham alimenstos para o almoço! Acorda!
nem precisa disso! enche um monte de aviao da azul de oxigenio e manda pra la, pronto.
cadê os KC?
Nossaaaa quanta abobrinha. p q pp
Solicitar avião dos USA mostra a falta de planejamento estratégico deste governo. A Embraer desenvolveu um cargueiro mais moderno e tem vários encas em curso
Falta de planejamento do governador de Amazonas que tenta se safar com esta besteira que nao tem aviao. Ele é que eatava matando o povo sem oxigenio, agora que mostrar servico e justificar suaas atitudes inconsequentes.
O KC390 tem 1/5 do tamanho do C5 galaxy, procure se informar melhor antes de falar besteira
Lula livre!!
o Brasil já tem muitos corruptos em atividade e ele, infelizmente está solto
Isso, vamos libertar o Lula pra construir mais estádios superfaturados.
Neste momento os 40bi superfaturados nos estádios da copa estão fazendo falta !
Enquanto isso aqui na região sudeste a população passei como se nada esta acontecendo com seu pais. Povo idiota!
Nada disso Antonio. Você é um fracasso!!
e vc Itamires bizarro! Fácil fazer piadinha para humilhar os outros né!?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.