Chilenos que rejeitaram Pinochet em referendo decidirão se mantêm Constituição feita na ditadura

Chilenos que rejeitaram Pinochet em referendo decidirão se mantêm Constituição feita na ditadura

Reuters  | 23.10.2020 09:25

Chilenos que rejeitaram Pinochet em referendo decidirão se mantêm Constituição feita na ditadura

Por Natalia A. Ramos Miranda e Aislinn Laing

SANTIAGO (Reuters) - Os chilenos irão às urnas no domingo para decidir se querem trocar a Constituição redigida durante a ditadura de Augusto Pinochet por um novo documento concebido por um órgão de cidadãos escolhidos para este fim.

Uma nova Constituição foi uma das principais exigências dos manifestantes envolvidos nos protestos sociais inéditos que irromperam em outubro do ano passado contra a desigualdade e o elitismo. Um acordo para um referendo pluripartidário resultou dos protestos em dezembro.

Aqueles que se opõem a uma nova Constituição argumentam que substituir um documento que ajudou a fazer do Chile uma das economias de livre mercado mais estáveis da região representa "um salto no vazio".

Aqueles a favor dizem que o texto atual privilegia interesses particulares e segmenta o acesso a saúde, educação e pensões por faixa de renda.

© Reuters. Manifestantes protestam em Santiago antes de referendo no Chile

Alejandro Werner, diretor do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse na quinta-feira que o processo poderia inaugurar "uma nova era na qual os principais elementos que geraram a história de sucesso chilena... são mantidos em termos de crescimento econômico, mas complementados por uma agenda de inclusão social".

Um risco, ponderou, é "uma multiplicidade de políticas sociais sem apoio macroeconômico".

Pesquisas levam a crer que a campanha para aprovar uma nova Carta Magna receberá dois terços dos votos.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Joao Faria
Joao Faria

O povo acima de tudo, mudem essa constituição que só favorece os ricos.   ... (Leia Mais)

23.10.2020 16:45 GMT· Responder
anderson silva
anderson silva

lógica do socialismo = corrupção + migalhas para o pobres+ carga tributária nas auturas + bolso vazio e socialistas felizes   ... (Leia Mais)

23.10.2020 14:18 GMT· Responder
Herbert Garcia
Herbert Garcia

Lógica neoliberal = mercado sadio + povo de bucho + bolsos vazios   ... (Leia Mais)

23.10.2020 14:11 GMT· Responder
anderson silva
anderson silva

Copia o Brasil um monte de direito que só funciona no papel e veja o Chile sair do país com o maior salários e crescimento para um país que tem menores salários, com muito direito e muita pobreza! O povo que deseja o que não funciona!  ... (Leia Mais)

23.10.2020 14:03 GMT· Responder
Ricardo P Silveira
Ricardo P Silveira

"Livre" mercado para poucos abastados. O Chile é um exemplo (para os brasileiros) de como um povo pode ser explorado. Uma sociedade SEM DIREITOS não perdura por muitas gerações. Uma hora o sistema "antropófago" estoura...  ... (Leia Mais)

23.10.2020 13:30 GMT· Responder
wilson silva sousa
wilson silva sousa

É assim que as coisas mudam com luta e revolução. Se ficarmos dependendo apenas dos engomadinhos da direita que privilegiam apenas a elite e o capital sem pensar no social, iremos continuar sendo explorados. Comunismo não, justiça social sim.  ... (Leia Mais)

23.10.2020 12:49 GMT· 2 · Responder
BC da Depressão
BC da Depressão

se não mantiverem, a Argentina é logo ali... ops, tem o Brasil primeiro, pode ser q vcs piorem até chegar no nosso nível.. populismo chileno ai vamos nós.  ... (Leia Mais)

23.10.2020 12:45 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.

';