Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Commodities atenuam queda do Ibovespa por cautela externa, antes de agenda semanal ganhar força

Publicado 25.03.2024, 08:07
Atualizado 25.03.2024, 11:11
© Reuters.  Commodities atenuam queda do Ibovespa por cautela externa, antes de agenda semanal ganhar força

A queda moderada dos índices de ações internacionais nesta segunda-feira, 25, contamina o Ibovespa, em semana encurtada pelo feriado da Páscoa, na sexta-feira, e de divulgações de peso. Com isto, a liquidez já moderada nos últimos dias pode diminuir ainda mais. A desvalorização do Índice Bovespa, contudo, é moderada na leve alta do petróleo e do minério de ferro.

Como observa Alan Soares, analista da Toro Investimentos, o tom do mercado é moderado pois os investidores estão focados nos dados que sairão ao longo dos próximos dias. "Aqui, sairão a ata do Copom e o IPCA-15 de março, além de dados do emprego do Caged e o Relatório Trimestral de Inflação. Nos Estados Unidos, terão o PIB do quarto trimestre, o PCE preços de gastos com consumo e discurso do presidente do Fed Federal Reserve, o banco central americano, Jerome Powell", cita em nota.

Após o Banco Central mudar o tom do comunicado do Copom no encontro de março, ao sinalizar somente mais uma redução de meio ponto porcentual da Selic, e não mais duas deste nìvel, Raony Rossetti, CEO e cofundador da Melver, a comunicação foi boa e só houve surpresa. Por isso, diz, será importante avaliar os resultados do IPCA-15 e o IGP-M de março que sairão esta semana.

"Serão importantes. A política monetária está andando de forma mais controlada e o mercado fica de olho. E nos EUA, será preciso acompanhar os dados no momento em os juros não caem, apesar do sinal claro de três cortes ainda neste ano", avalia Rossetti.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Na sexta, o Ibovespa fechou com desvalorização de 0,88%, para 127.027,10 pontos, diante de renovadas preocupações fiscais, reduzindo o ganho semanal para 0,23%. Já em Nova York, as bolsas fecharam sem direção única, mas terminaram a semana com valorização após máximas ao longo dos últimos dias. Hoje, abriram em queda.

O economista Álvaro Bandeira, coordenador de Economia da Apimec Brasil, alerta que seria importante o Índice Bovespa defender a marca dos 126.400 pontos, vista no fechamento de 12 de dezembro de 2023, sob pena, segundo ele, de ceder para a zona de suporte dos 124 mil pontos.

Os investidores estão na expectativa por discursos de dirigentes do Fed e dados americanos, para balizarem suas estimativas para os juros do país. Na semana passada, o Fed reforçou que poderá cortas as taxas três vezes em 2024, com o início do processo ocorrendo em junho.

No entanto, na sexta-feira, o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou que mudou sua expectativa de cortes de juros em 2024, por conta de preocupações com a inflação persistente e dados econômicos mais fortes que o previsto nos EUA. Agora, prevê recuo de 0,25 ponto porcentual no juro americano neste ano, e não mais dois cortes desta magnitude. Nesta segunda, o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, disse que a estimativa de três cortes de juros neste ano está em linha com a sua avaliação.

A China também fica no radar, à medida que sairão dados de sobre lucro industrial e atividade econômica (PMIs) do país nos próximos dias. Hoje, as bolsas chinesas recuaram, enquanto o minério de subiu 0,30% em Dalian. O petróleo, por sua vez, acelerava a alta para a faixa de 1,00%, em meio ao aumento das tensões geopolítica. Petrobrás avançava em torno de 1,00% e Vale (BVMF:VALE3), de 0,03%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Perto das 11 horas, o Ibovespa zerava a queda, aos 127.030,09 pontos, após subir 0,11%, com máxima aos 127.166,83 pontos, e ceder 0,20%, na mínima aos 126.770,93 pontos.

Últimos comentários

Essa taxa de Juros nos Estados Unidos é uma taxa de equilibrio esta segurando a inflação gerando emprego e renda.Se baixar taca a inflação detona novamente.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.