Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Copom põe Selic a 11,25%; nos EUA, corte de juro não vem no curto prazo

Publicado 01.02.2024, 04:14
Atualizado 01.02.2024, 07:41
© Jessica Bahia Melo  Copom põe Selic a 11,25%; nos EUA, corte de juro não vem no curto prazo

Em sua primeira reunião de 2024, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu pela quinta vez seguida a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto porcentual, de 11,75% para 11,25% ao ano. O colegiado também manteve a projeção de um corte "de mesma magnitude" - ou seja, de 0,5 ponto - nas próximas reuniões, por avaliar que "esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário".

Nesta quarta-feira, 31, o dia foi também de decisão nos Estados Unidos, completando a chamada "Superquarta" dos juros. Só que o resultado foi diferente. Os integrantes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) não só decidiram manter as taxas entre 5,25% e 5,50% ao ano, como indicaram ser "improvável" que esse patamar comece a cair já na próxima reunião, marcada para março - contrariando a expectativa de boa parte do mercado.

Em reação, as Bolsas de Nova York fecharam em baixa. As ações de tecnologia enfrentaram particular pressão, após balanço mal recebido da Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (dona do Google). O Dow Jones fechou com queda de 0,82%, enquanto a S&P 500 recuou 1,61%. Já a Nasdaq teve desvalorização de 2,23%. No Brasil, o Ibovespa (principal indicador da B3 (BVMF:B3SA3)) subiu 0,28%, num movimento debitado por operadores a "correções técnicas", depois das quedas nos últimos dias. O recuo no mês foi de 4,79%. "O comunicado do Fed veio ainda bem conservador", avaliou Marcelo Oliveira, cofundador da plataforma Quantzed.

Meta fiscal

O Copom reafirmou a importância de perseguir as "metas fiscais estabelecidas para a ancoragem (convergência para a meta) das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária". Como mostrou o Estadão, a equipe econômica criou um "plano de guerra" de curto prazo para tentar reduzir o bloqueio no Orçamento em março e, assim, manter a meta de déficit zero em 2024 - colocada em dúvida pelo mercado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O encontro de ontem reuniu, pela primeira vez, os quatro membros indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o BC. Além de Gabriel Galípolo (Política Monetária) e Ailton de Aquino Santos (Fiscalização), participaram Rodrigo Teixeira (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta) e Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais).

Pesquisa do Projeções Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) mostrou que a expectativa do mercado é de mais dois cortes de 0,5 ponto nas reuniões de março e maio, com reduções de outras magnitudes se alongando até setembro. Na mediana das estimativas, a Selic deve fechar o ano em 9%. Mas a perspectiva de continuidade de queda da inflação, segundo analistas, pode permitir uma segunda rodada de redução da Selic em meados de 2025.

"À medida que tivermos uma inflação mais estável, próxima de 3,5%, e com o risco fiscal relativamente controlado, haverá espaço para um ajuste residual da Selic em 2025", diz a economista-chefe do Banco Inter (BVMF:BIDI4), Rafaela Vitória. Ela prevê que o ciclo atual de cortes acabe em dezembro, em 8,5%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimos comentários

Amputação!! Pessoas do mal estão achando bom os custos de vida dispararem com redução das quantidades dos produtos!! Essas estão achando melhor ainda prejudicar dezenas de milhões de pessoas que possuem renda fixa e que estão sendo prejudicadas pelas reduções de seus rendimentos com as amputações na Selic!! São covardes que vivem da miséria alheia!! A conta para essas pessoas vai chegar!!
Preços do diesel, da gasolina e do gás de cozinha aumentam cerca de 12,5% nesta quinta…
e Tantos Amor no nordeste . gás de cozinha subindo até 7 reais a mais. faz o L ❣️❣️❣️❣️
Depende lindinho. NE sai de qual patamar de desenvolvimento? Mesmo porque direita e esquerda no Brasil governam de um jeito muito parecido, corrupto e populista.
concordo.. mas onde o PT passa nem grama cresce... até o São Francisco seca...
você ainda tem esperança em política. Ambos os lados só fazem algo sobre pressão. Tem muita coisa simples de ser feita e ninguém, de nenhum lado faz.
E o rombo cada vez aumenta mais!!!
Wall Street reagiu muito mal à decisão. Vamos esperar a ata.
Carma não adianta vc esperar a ata. Vc não sabe nada de economia. 🤣🤣🤣🤣🤣🙊🙊🙊🙊
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.