Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Crise de estagflação nos moldes dos anos 70 ameaça os EUA, segundo BofA

Publicado 18.03.2024, 18:22
Atualizado 18.03.2024, 18:22
© Reuters.

Investing.com - Em uma nota divulgada na semana passada, economistas do Bank of America (NYSE:BAC) expressaram preocupação com o que veem como um mergulho da economia dos EUA em um dilema semelhante ao dos anos 1970, em que a inflação persiste, enquanto a economia arrefece. Eles lamentam que os investidores parecem ignorar esse risco.

Segundo Michael Hartnett, estrategista de ações do BofA, os sinais de que a economia americana está "mudando de um cenário de 'Cachinhos Dourados' para a estagflação" têm se multiplicado recentemente.

A estagflação é caracterizada por alta inflação e baixo crescimento econômico simultâneos, um cenário que afetou a economia americana durante a maior parte dos anos 1970 e até o início dos anos 1980.

Por outro lado, o termo "Cachinhos Dourados" é usado para descrever uma economia que cresce em um ritmo moderado, que não é rápido o suficiente para alimentar a inflação.

Vale lembrar que, na última quinta-feira, os dados do índice de preços ao produtor dos EUA, acima do esperado, corroboraram as preocupações da BofA.

Contudo, Hartnett destaca que os sinais de retomada da inflação não se limitam aos Estados Unidos; a aceleração das pressões inflacionárias globais já levou alguns bancos centrais de países emergentes a suspender seus planos de redução das taxas de juros.

Quanto às consequências para os mercados, o retorno da estagflação provavelmente estimularia a demanda por commodities, ouro, criptomoedas e liquidez.

Vale ressaltar que Hartnett não é o único estrategista de Wall Street a alertar que o atual cenário econômico de "Cachinhos Dourados" pode em breve dar lugar a algo mais parecido com a estagflação dos anos 1970. Marko Kolanovic, da JPMorgan Chase (NYSE:JPM) &Co, expressou preocupações similares em um relatório publicado no mês passado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Quer ter sucesso nas suas estratégias com ações do S&P 500 em qualquer cenário?

Acesse o mesmo nível de informações e dados financeiros dos profissionais com os insights e recursos de inteligência artificial disponíveis no InvestingPro.

Use o cupom INVESTIR e tenha um desconto especial nas assinaturas anuais e de 2 anos do Pro e Pro+!

Últimos comentários

Até um mês atrás eles diziam que a economia americana estava com a inflação alta porque sua economia estava bonbando agora muda o mês a economia está ruim com inflação alta , virou narrativa .
EUA é o país Hollywoodiano tudo é mentira mas os Vinhos existem no imaginário dos retardados
Um dia a Bolsa irá cair. Tudo que sobe cai, mas quando?! Até lá, apenas blá-blá-blá e ressentimento de quem não comprou antes dessa alta incrível
E tudo igual briga de vendidos e comprados atraves dos seus economistas cada um defende em artigos seus interesses.
Totalmente ao contrário. A economia continua ativa, pois o pedido de seguro desemprego é pequeno, alta demanda no consumo e eumentonda renda, enquanto a inflação continua no mesmo patamar. Esse daí fumou antes de postar.
Já estamos na maior e pior crise global de todos os tempos e ficam Papinho furado!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.