🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Davos 2023: Kuroda promete manter política monetária ultrafrouxa do BC do Japão

Publicado 20.01.2023, 09:51
© Reuters. Presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda
Kyodo via REUTERS
USD/JPY
-
EUR/JPY
-
JP10YT=XX
-

DAVOS, Suíça (Reuters) - O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, disse nesta sexta-feira que o banco central vai manter sua atual política monetária "extremamente acomodativa" para atingir sua meta de inflação de 2% de maneira estável e sustentável.

"Nossa esperança é que os salários comecem a subir, e isso pode fazer com que nossa meta de inflação de 2% seja atingida de maneira estável e sustentável. Mas temos que esperar" por algum tempo, disse ele em um painel no Fórum Econômico Mundial.

Kuroda disse que a decisão do Banco do Japão de ampliar a faixa em torno do rendimento do título de 10 anos foi "perfeitamente correta", deixando de lado as críticas de que o movimento não conseguiu eliminar as distorções do mercado e, em vez disso, fomentou especulações de ajustes adicionais em sua política de controle da curva de rendimento.

O núcleo dos preços ao consumidor do Japão subiu 4% em dezembro em relação ao ano anterior, o dobro da meta de 2% do banco central, atingindo uma nova máxima de 41 anos e mantendo vivas as expectativas do mercado de que o banco central pode eliminar gradualmente os juros ultrabaixos.

Kuroda disse que o aumento da inflação em dezembro foi causado em grande parte pelos custos mais altos de importação, acrescentando que a inflação ao consumidor deve começar a desacelerar a partir de fevereiro e ficará abaixo de 2% em média no ano fiscal que começa em abril.

© Reuters. Presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda
Kyodo via REUTERS

"Em suma, a política do governo, junto com a política extremamente acomodativa do Banco do Japão, teve sucesso em mudar a estrutura econômica do Japão e as perspectivas de crescimento", disse ele.

"Mas nossa meta de inflação de 2% não foi alcançada de maneira sustentável e estável", disse ele. "Esse é o único arrependimento que tenho", disse Kuroda, falando sobre sua década no comando do banco central japonês, que terminará quando seu mandato expirar em abril.

(Reportagem de Mark John, reportagem adicional de Leika Kihara em Tóquio)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.