Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Dívida dos EUA é risco para “segurança mundial”, alerta CEO do JP Morgan; entenda

Publicado 30.01.2024, 15:01
Atualizado 30.01.2024, 15:01
© Reuters.

Investing.com - O CEO do banco JP Morgan, Jamie Dimon, voltou a alertar sobre o perigo da dívida dos Estados Unidos, ecoando outros especialistas.

PROMOÇÃO DO INVESTINGPRO: Tenha 10% de desconto adicional na promoção de Ano-Novo, que já possui preços até 50% OFF. Use o cupom "INVESTIR" para o plano Pro+ anual ou “investirmelhor1” para o plano Pro+ 2 anos. Apenas até 31 de janeiro!

Em um debate em Washington com o Bipartisan Policy Center na sexta-feira, Dimon disse que "a relação dívida/PIB dos Estados Unidos parece um gráfico de taco de hóquei", ou seja, um gráfico que sobe abruptamente. Ele prevê que essa proporção chegue a 130% até 2035.

"Esse taco de hóquei ainda não começou", disse ele. "Temos um pouco de tempo. Mas quando começar, os mercados do mundo todo [...] vão se revoltar", avisou.

Atualmente, a relação dívida/PIB está em cerca de 120%, de acordo com dados do Fed de St. Louis, enquanto a dívida nacional dos Estados Unidos já passa de 34 trilhões de dólares.

Jamie Dimon ressaltou o quanto a situação fiscal dos Estados Unidos piorou desde que ele terminou o ensino médio, quando a relação dívida/PIB era de cerca de 35%.

"Naquela época, o déficit em períodos de recessão, ou seja, quando se gasta dinheiro em tempos de crise, era de cerca de 4 ou 5%", disse ele. "Hoje, é de 6,5% em períodos de crescimento", acrescentou.

Nesse cenário, o Congressional Budget Office estima que o pagamento de juros sobre a dívida dos EUA possa superar as receitas totais do governo até 2030.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

No entanto, Jamie Dimon teme que isso reduza os gastos em outras áreas, inclusive na defesa, alertando que isso representaria um risco "para a segurança do mundo" e afirmando que "precisamos de um exército mais forte, de uma América mais forte, e precisamos disso agora".

Últimos comentários

Legal é um país se dizer democrático e evoluído economicamente e ocultar por 3 anos a divulgação da dívida além de viver de a cada 3 meses de medidas do congresso para tampar o rombo, não é a toa que só empresa de tecnologia sobe
é o reset.
Assistencialismo que só não levou a inflação, que forçaria a correção, pela absorção do excedente de produção chinês. Esta política, do chamado twin déficit, parece ter alcançado seu ponto de maturação. Vai acabar o mundo? Não, basta corrigir a carga tributária e a taxa de juros de equilíbrio. Readaptação necessária que trará dias de menos fartura para a América e a necessidade de revisão do modelo de desenvolvimento chinês.
A arrogância americana continua e continua a dar suporte a guerras pra se manter.
Baboseira!! Isso é coisa de gente que acha que o Mundo começa e termina em seu umbigo!! Mais os juros nos EUA vão disparar!!
Os impostos muito baixos nos EUA são mantidos de forma artificial e a bola de neve do endividamento público nos EUA levará a uma crise econômica sem precedentes em algum momento dos próximos dez anos do qual os EUA nunca mais recuperará o seu lugar, sairá completamente ruído. Até lá haverá bons momentos dos EUA com essa fonte fácil de grana baseada na impressão de moeda e endividamento público.
Essa dívida foi gerada pela rasgação de dinheiro público durante dêcadas!! Quando não foi dado para a indústria da morte ao longo de todos esses anos? Aposto que foi mais de 20 trilhões de dólares dados para a indústria nos últimos trinta anos.
Dívida alta contribuirá para o FED iniciar os cortes nos juros em 20/03. BCE possivelmente também inicia os cortes nos juros por lá em maio. Aqui no Brasil o Copom anuncia redução dos juros amanhã e pelas próximas reuniões.
Baboseira!! Os juros vão disparar para conter a ganância de quem gerou essa dívida!!
eh realmente isso ocorrerá qdo o dólar começar a desvalorizar com aparecimento de uma outra moeda !! vai ser um desastre mundial !!
Dolar é a moeda mundial e sempre será , ppr acordos comerciais firmados no passado , presente e futuro , tem lastro infinito , a america nunca deu calote em ninguem , jamais outra moeda irá tomar seu lugar , para o bem do mundo !!! ACORDA , vai estudar…
sempre é algo que não existe na natureza, tudo se move e muda o tempo todo.
Também acho, o “império” e um fator de desestabilização global…
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.