Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Especialistas alertam: crises geopolíticas podem voltar a pressionar inflação

Publicado 02.02.2024, 16:04
Atualizado 02.02.2024, 16:04
© Investing.com

Investing.com - Os especialistas seguem pedindo cautela e recomendam acompanhar os dados, especialmente sobre a inflação.

“Na Europa e nos EUA, nas pesquisas da S&P Global para os índices de gerentes de compra, os PMIs, muitas empresas relataram novas pressões nos preços dos insumos, causadas em parte pelas tensões no Mar Vermelho, conflito que, se não for contido em breve, poderia se tornar uma ameaça ao processo global de desinflação em curso”, apontam em Link Securities.

Por outro lado, Hugo Le Damany e François Cabau, economistas da AXA (EPA:AXAF) Investment Managers, também alertam para a pressão dos preços no setor de serviços: “As empresas seguem elevando preços em um ritmo expressivo”, afirmam esses especialistas, lembrando que o setor de serviços aumentou seu peso e agora representa 44,5% da cesta de inflação, o que resultará em mais pressões e mais desafio para o BCE, reforçando sua dependência dos dados.

Ao mesmo tempo, os economistas da AXA IM alertam para novas pressões inflacionárias devido a questões geopolíticas: “Temos receio de que os componentes que atualmente estão pressionando a inflação para baixo possam enfrentar riscos de alta, já que as tensões no Mar Vermelho e no Oriente Médio não foram resolvidas e ainda falta ver seu impacto nos preços dos bens e, possivelmente, dos alimentos. Alguns estudos indicam um impacto de entre 0,1 e 0,2 pontos percentuais na inflação core devido à duplicação do custo do transporte marítimo”.

Os analistas da Renta 4 (BME:RTA4) também são cautelosos. “O IPC da Eurozona de janeiro ficou abaixo do esperado, moderando-se menos do que o previsto pelo consenso, tanto na taxa geral (2,8% vs 2,7%e e 2,9% anterior) como na core (3,3% vs 3,2%e e 3,4% anterior), um lembrete de que o processo de desinflação será menos tranquilo do que o mercado antecipa e que ainda é cedo para declarar vitória no controle da inflação, o que confirma nossa visão de que as taxas começarão a cair mais tarde do que o mercado espera (junho R4e ‘vs’ abril consenso)”.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Calma! O IBGE segura esta onda de aumentos.
Esperamos que um dia arrefeça, do contrário mais fome e miséria aparecerão...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.