🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Exportações de açúcar do Brasil crescem 162% em fevereiro, embarques de café sobem 77%

Publicado 06.03.2024, 17:56
Atualizado 06.03.2024, 18:00
© Reuters. Grãos de café
22/11/2018
REUTERS/Luisa Gonzalez
KC
-
SB
-

Por Roberto Samora e Marcelo Teixeira

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de açúcar do Brasil, o maior produtor mundial do adoçante, aumentaram 162% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, para 3,02 milhões de toneladas métricas, informou o Ministério do Comércio do país na quarta-feira.

A exportação excepcionalmente alta para um mês em que o Brasil está no período de entressafra mostra como o mundo está dependendo mais dos abundantes suprimentos de açúcar nos portos brasileiros após uma safra recorde, em um momento de safras ruins na Ásia.

A Índia, o segundo maior produtor de açúcar, está colhendo uma safra menor e o governo bloqueou as exportações para garantir o abastecimento local.

O clima mais seco do que o normal no centro-sul do Brasil nos primeiros meses do ano permitiu que as exportações de açúcar tivessem um alto desempenho no principal porto de Santos, disse na quarta-feira Plínio Nastari, presidente da consultoria Datagro.

O primeiro trimestre é geralmente um período úmido no Brasil, o que normalmente prejudica as atividades portuárias.

A Datagro projeta as exportações de março em 1,8 milhão de toneladas, também altas para aquele mês, indicando embarques totais do centro-sul em 32,8 milhões de toneladas em 2023/24, um recorde.

As exportações de café também foram elevadas para fevereiro, segundo o governo, com 3,61 milhões de sacas de 60 kg, 77% a mais do que no mesmo período de 2023.

O Brasil só começará a colher a nova safra de café por volta de abril para a variedade robusta, e maio ou junho para os grãos arábica.

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) disse esta semana que os embarques poderiam ter sido ainda maiores se não fossem os gargalos logísticos.

© Reuters. Grãos de café
22/11/2018
REUTERS/Luisa Gonzalez

A Cecafé afirmou que os exportadores brasileiros de café estão enfrentando atrasos no carregamento devido ao atraso na chegada dos navios porta-contêineres.

O grupo disse que 75% dos navios que chegaram ao país em fevereiro mudaram seus horários, um nível de atraso considerado alto e normalmente visto apenas durante o pico da colheita no segundo semestre.

(Reportagem de Roberto Samora, em São Paulo, e Marcelo Teixeira, em Nova York)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.