Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Fabricantes de chips comemoram queda do excesso de oferta, mas recuperação da demanda é lenta

Publicado 28.07.2023, 14:12
© Reuters. Sede da Samsung em Suwon, na Coreia do Sul
13/06/2023
REUTERS/Kim Hong-Ji
INTC
-
005930
-
ITLC34
-

Por Joyce Lee

SEUL (Reuters) - De Intel (NASDAQ:INTC) a Samsung (KS:005930), fabricantes globais de chips estão comemorando o começo do fim de um excesso de oferta de semicondutores, mas as perspectivas para a demanda de clientes fora do setor de inteligência artificial (IA) permanecem sombrias.

Todos os principais mercados de chips -- smartphones, computadores pessoais (PCs) e centros de dados -- encolheram este ano, já que tanto os clientes corporativos quanto os consumidores reduziram os gastos diante da economia global fraca, da alta inflação e das taxas de juros crescentes.

Isso criou um excesso de oferta sem precedentes de chips, resultando em uma perda operacional combinada recorde de 15,2 trilhões de wons (12 bilhões de dólares) no primeiro semestre para os dois maiores fabricantes de chips de memória do mundo, Samsung e SK Hynix.

O excesso, no entanto, começou a diminuir em grande parte devido aos cortes na produção e à queda de 11% nos envios de PCs no trimestre até junho, em comparação com uma baixa de 30% em cada um dos dois trimestres anteriores, de acordo com dados da analista de tecnologia Canalys.

O mercado de smartphones também está melhorando, com uma queda de 8% nos envios de celulares no trimestre encerrado em junho, contra 14% de baixa no primeiro trimestre, segundo a empresa de pesquisa Counterpoint.

"A demanda está se recuperando muito gradualmente", disse Woohyun Kim, diretor financeiro da SK Hynix, em teleconferência de resultados nesta semana.

"A recente melhoria nos envios de PCs foi liderada principalmente por promoções e modelos de baixo custo, o que significa que teve um impacto limitado na recuperação da demanda por chips", disse.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Embora a demanda por chips para dar suporte à IA generativa tenha aumentado rapidamente desde que o ChatGPT, da OpenAI, foi lançado no final do ano passado, o setor ainda representa uma pequena fração da demanda geral de chips e está limitando os gastos corporativos com servidores, já que algumas empresas priorizam o investimento em IA.

Uma recuperação lenta na China, a maior compradora de chips do mundo, também está prejudicando as perspectivas gerais.

(Reportagem de Joyce Lee em Seul, Akash Sriram, Akshita Toshniwal, Chavi Mehta e Tanya Jain em Bengaluru, Max A. Cheney e Stephen Nellis em São Francisco)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.