Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Governo avalia retomar linha de liquidez para proteger crédito

Publicado 24.02.2023, 05:02
Atualizado 24.02.2023, 08:10
© Reuters.  Governo avalia retomar linha de liquidez para proteger crédito

O governo Lula considera retomar uma linha de liquidez para os bancos no caso de um cenário de restrição ao crédito na economia. Outra medida considerada pela área econômica é usar o Pronampe, linha de crédito de apoio a microempresas e empresas de pequeno porte criada durante a pandemia da covid-19.

Segundo apurou o Estadão, as duas medidas estão sob análise e podem ser utilizadas para tentar evitar uma crise de crédito no País. Como antecipou reportagem do Estadão/Broadcast no dia 16, uma desaceleração intensa do crédito entrou no radar do mercado financeiro e pode representar prejuízos à atividade econômica este ano - e, no limite, levar a uma recessão.

Embora não seja o cenário-base dos analistas, a expectativa de uma taxa básica de juros (Selic) alta por mais tempo trouxe esse risco à tona, numa situação agravada pelo caso da Lojas Americanas (BVMF:LAME4) e depois de os principais bancos do País sinalizarem menor disposição para conceder empréstimos.

FOCO

Em entrevista ao Estadão, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, acenou com medidas que chamou de compensatórias para dar liquidez. O aumento do crédito é foco da equipe econômica.

Fontes da área econômica informaram que a linha emergencial de liquidez aos bancos em estudo é semelhante à adotada na época da crise financeira internacional de 2008. Essa linha foi utilizada por países europeus e depois copiada pelo Brasil. Mais tarde, o Banco Central retirou a oferta da linha.

A linha dá liquidez aos bancos e utiliza como colateral (garantia) uma carteira de créditos de renda fixa, como debêntures, que tenham um bom rating (avaliação). São ativos negociados no mercado secundário.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O mecanismo é o seguinte: a instituição financeira oferece como garantia essa carteira, e o Banco Central dá uma linha de crédito com custo um pouco acima da taxa do Desconto Interbancário (DI).

As duas alternativas em análise são complementares, mas não as únicas em estudo para uma eventual necessidade de um programa emergencial. No caso do Pronampe, já há uma medida provisória no Congresso que trata da nova estrutura do programa de garantia de crédito.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimos comentários

vc precisa entender a mecânica por trás disso amigo, não porque o Campos neto quer ferrar com o governo, o juros é uma alternativa de manter capital externo( dólar) no país, mas é da pior forma, porque a irresponsabilidade fiscal que o governo sinaliza faz com que o investidor estrangeiro não queira manter investimentos aqui em terras tupiniquins. Se o seu governo não fosse tão irresponsável , pra não dizer outra coisa, os juros já estariam cedendo, mas ele ( Lula) não tem a capacidade de entender isso, ele é limitado. pois, o cara quer que uma coisa aconteça ( abaixar os juros) quando, ao mesmo tempo, só aumenta os gastos públicos. Ele é muito burro!
Mas o André Lara Resende tem e Campos Neto está fazendo merda !!!!
#JurosBaixosJá
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.