Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Haddad diz esperar que Congresso aprove novo marco para seguros neste ano

Publicado 08.11.2023, 09:44
Atualizado 08.11.2023, 10:40
© Reuters. Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante cerimônia no Palácio do Planalto
28/08/2023 REUTERS/Adriano Machado
PSSA3
-
BBSE3
-
CXSE3
-

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira que espera que um novo marco regulatório para o setor de seguros seja aprovado no Congresso até o fim do ano, apontando que o mercado segurador do Brasil possui um tamanho menor do que deveria em comparação com seus pares.

Em fala durante o 3º Congresso Internacional de Direito do Seguro, em Brasília, Haddad afirmou que um novo marco pode "consolidar a jurisprudência" e trazer modernização para o setor, o que abriria "um novo cenário" para o desenvolvimento da indústria.

"Esse projeto de lei deve ser objeto das discussões que vão acontecer no Senado Federal nas próximas semanas e talvez até, com alguma esperança, ser votado na Câmara em caráter terminativo ainda esse ano ou no mais tardar começo do ano que vem", disse Haddad.

O ministro ainda destacou que a Secretária de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda está se debruçando sobre o tema a seu pedido.

O projeto de lei 3555/2004, que regulamenta o mercado de seguros e foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2017, estava parado no Senado até março deste ano, quando foi desarquivado por determinação do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Em abril, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) foi designado como relator do PL na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

No evento, Haddad também disse acreditar que o mercado de seguros tem toda a condição de crescer no país, alavancando o mercado de capitais no futuro. Ele enfatizou que os recentes desastres climáticos, como os ciclones no Rio Grande do Sul e a seca no Amazonas, são fatores que fomentam a necessidade de um mercado segurador forte.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Esse ano mesmo, nós vivemos situações dramáticas no Sul e no Norte do país. É uma quantidade enorme de problemas que podem ter no seguro a minimização dos riscos e a ampliação dos investimentos", disse.

(Por Fernando Cardoso)

Últimos comentários

Como sempre, só esperando....
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.