Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Maiores mercados de títulos do mundo são atingidos por vendas incessantes

Publicado 04.10.2023, 09:10
Atualizado 04.10.2023, 09:10
© Reuters. Operadora na Bolsa de Valores de Nova York
19/07/2023
REUTERS/Brendan McDermid

LONDRES (Reuters) - Uma venda incessante nos mercados mundiais de títulos públicos empurrou os rendimentos dos Treasuries de 30 anos para 5% pela primeira vez desde 2007 e os custos dos empréstimos de dez anos da Alemanha para 3% nesta quarta-feira, movimentos que poderiam acelerar uma desaceleração econômica global.

A sensação crescente de que as taxas de juros nas principais economias permanecerão mais altas por mais tempo para conter a inflação, os dados econômicos cada vez mais resistentes dos EUA e a forte reversão das posições dos investidores em relação a uma recuperação dos preços dos títulos foram um duro golpe.

No mercado de títulos dos EUA --considerado o alicerce do sistema financeiro global-- os rendimentos de dez anos subiram quase 30 pontos-base (bps), para cerca de 4,8%, somente nesta semana, e ganham quase 100 pontos neste ano, tendo saltado mais de 200 pontos em 2022.

Nesta quarta-feira, os rendimentos de 30 anos dos EUA atingiram o nível psicológico de 5% pela primeira vez desde a crise financeira global, e o rendimento do Bund de dez anos da Alemanha atingiu 3%, um novo marco em um mercado em que os rendimentos estavam negativos no início de 2022.

Com a disseminação da liquidação, os rendimentos dos títulos australianos e canadenses de dez anos subiram mais de 50 pontos-base cada até agora nesta semana, e os rendimentos dos títulos do governo britânico de 30 anos atingiram uma nova máxima em 25 anos acima de 5% nesta quarta-feira.

"Se o rápido aumento continuar, ele atingirá o apetite pelo risco de forma mais clara, veremos quedas maiores nos mercados acionários, aumentos maiores nos spreads, e isso deve interromper o movimento, já que os fluxos em busca de segurança voltarão", disse Jan von Gerich, estrategista-chefe de mercados da Nordea.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Os custos dos empréstimos do governo influenciam tudo, desde as taxas de hipoteca para os proprietários de imóveis até as taxas de empréstimo para as empresas, com a velocidade da derrocada dos títulos gerando alarme nos mercados acionários e, ao mesmo tempo, elevando o dólar --o que, por sua vez, prejudica outras moedas, como o iene do Japão.

Os estrategistas de títulos ainda esperam que os rendimentos caiam e que seu preço suba, à medida que a economia global se enfraquece.

Mas eles acrescentaram que o ímpeto é de mais fraqueza nos preços, especialmente porque os investidores que mantiveram suas apostas em uma recuperação dos preços estão desistindo.

"Neste momento, há um enorme impulso por trás da venda, porque o posicionamento no mercado estava errado", disse Juan Valenzuela, gerente de portfólio de renda fixa da gestora de ativos Artemis.

"Muitas pessoas acreditaram na ideia de que, como o Federal Reserve estava atingindo o pico de aumentos das taxas, era hora de comprar títulos públicos, o que significa que a maior parte do mercado estava comprada."

A mais recente venda deixa os mercados de títulos globais no caminho certo para um terceiro ano consecutivo de perdas. E, em um sinal de que a volatilidade dos títulos está aumentando novamente, o índice MOVE, acompanhado de perto, atingiu o maior patamar em quatro meses.

"Se não olharmos para baixo, esse nível de 5% poderá estar conosco rapidamente", disse Padhraic Garvey, chefe regional de pesquisa para as Américas do ING, referindo-se aos rendimentos dos Treasuries de dez anos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Analistas disseram que o aumento dos rendimentos reais ajustados pela inflação é especialmente difícil para os tomadores de empréstimos corporativos.

Um novo aumento nos custos dos empréstimos também é uma dor de cabeça para os bancos centrais, conforme eles ponderam a necessidade de manter as taxas altas para conter a inflação.

"No longo prazo, essa medida em si tem o poder de plantar as sementes de sua própria queda", disse Richard McGuire, chefe de estratégia de juros do Rabobank, que prevê uma recessão.

"Paradoxalmente, isso (a venda de títulos) só fortalece nossa confiança sobre isso, porque resultará em um inevitável aperto das condições financeiras que pesará sobre a demanda daqui para frente."

(Por Dhara Ranasinghe, Naomi Rovnick, Alun John, Yoruk Bahceli e Andy Bruce)

Últimos comentários

O mundo não acabará, mas o dinheiro...
Entao o mundo não acabou em 2000 e vai acabar agora 2024 kkkk
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.