Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Mandetta endossa Bolsonaro e diz que quarentenas por coronavírus foram precipitadas

Publicado 25.03.2020, 19:41
Atualizado 25.03.2020, 19:45
© Reuters. Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, endossou nesta quarta-feira as críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro às medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas por governadores para combater o coronavírus, afirmando que quarentenas foram decididas de forma precipitada.

"Tem que arrumar esse negócio de quarentena, foi desarrumado, foi cedo, foi precipitado", disse Mandetta em entrevista coletiva. "Ficou uma sensação de 'entramos, e agora como sai dela?'"

O ministro disse que os governadores que adotaram medidas mais rigorosas de restrição de locomoção terão que se "reposicionar" rapidamente.

No entanto, num aceno aos governadores, defendeu que é preciso construir juntos uma saída coordenada que envolva governadores, prefeitos e o governo federal.

"A saúde não é uma ilha, não vamos tratar isoladamente, não existe apenas o coronavírus", disse.

Para o ministro, houve governos que tomaram decisões "muito assimétricas".

Mandetta disse que haverá momentos para se eventualmente decretar medidas mais drásticas de isolamento social, destacando, no entanto, que essas decisões têm de ser calibradas.

Na terça-feira, o Estado de São Paulo --o mais populosos do país-- decretou quarentena, e o Rio de Janeiro também tomou medidas rígidas de restrição de locomoção. Outras unidades da federação também adotaram providências semelhantes.

Mandetta afirmou que a adoção de uma quarentena sem prazo pode terminar virando uma "parede para as pessoas".

ECONOMIA

O ministro também mencionou a fala do presidente no pronunciamento feito na véspera em cadeia nacional de rádio e TV, dizendo que as questões econômicas são "importantíssimas". "Nós da saúde não podemos ser insensíveis", disse.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Mandetta afirmou que a paralisação de atividades têm de ser feita de forma organizada e que propôs aos governadores que apresentem sugestões para se definir uma proposta nacional.

Avaliou que esse processo tem de levar em conta o boletim epidemiológico da localidade e ver quais atividades econômicas são consideradas essenciais e, por isso, podem continuar funcionando.

"A situação do Ceará é totalmente diferente de Goiás", exemplificou. Embora sejamos Brasil, o Brasil tem vários brasis", completou.

Mandetta também assegurou que não vai sair do governo e que a equipe está focada em fazer um trabalho técnico.

"Saio daqui na hora que o presidente achar que não devo mais trabalhar", disse, acrescentando que isso também pode ocorrer num momento em que esse período de turbulência passar e não for "mais útil" na equipe do governo.

O ministro admitiu que o ministério está estudando uma sugestão feita por Bolsonaro de adotar o chamado "isolamento vertical", que abrangeria apenas pessoas que se encontram no grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas. 

A medida é diferente ao que tem sido adotada por entes regionais, que é o isolamento horizontal, que abrange praticamente toda a população indistintamente.

Mandetta frisou ainda que os casos de coronavírus --que nesta quinta-feira chegaram 2.433 no país, com 57 mortos-- está dentro das projeções da pasta.

Últimos comentários

a esquerda e a mídia esquerdista são inimigos do país, por eles nós seríamos a próxima Venezuela
Meu sentimento com relação a tudo que leio sobre a quarentena, decisões etc. Não posso generalizar porém uma massa de governadores estão aproveitando do caos para fracassar ou acabar de afundar o estado... esse sentimento vem com relação as dividas que os estados tem com a União. Sendo assim, vão buscar diante do caos o perdão da divida usando dessa estrategia para se promoverem. São corvos na empreita da colheita esperando somente a oportunidade... saúde, segurança, educação, tecnologia etc não é prioridade e sim ferramente para momentos eleitoreiros.
Os governadores deveriam ter cancelado o carnaval, que foi uma grande porta de entrada pra essa situação toda! Caso não tivesse acontecido o Carnaval, bastaria fechar a entrada de estrangeiros infectados no Brasil, aliás a população com mais poder aquisitivo trouxe esse vírus para o Brasil!  Agora colocam sua incompetência na conta da população!
O MUNDO CAMINHA PARA UMA GRANDE DEPRESSÃO. NO BRASIL, OS GOVERNANTES PRECISAM PARA COM ESSA POLITICAGEM DESMEDIDA.
O ministro admitiu que o ministério está estudando uma sugestão feita por Bolsonaro de adotar o chamado "isolamento vertical", que abrangeria apenas pessoas que se encontram no grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas. PRECISA ACRESCENTAR  NESSA CONTA OS INFECTADOS QUE PRECISAM URGENTEMENTE DE ISOLAMENTO. QUE FAÇAM TESTES DA COVID -19 NOS EMPREGADOS DE TODAS EMPRESAS ANTES DE VOLTAREM A FUNCIONAR.
A mídia imunda aliada aos malditos esquerdopatas, espalharam o medo e o pânico no pais e no mundo inteiro.
Verdade. Aqui ainda ta leve. Aproveita e tira umas férias la na Espanha ou Itália. A midia imunda lá está muito pior.
Uma questão Sanitária virou questão Política... assim fica difícil. Ambos os lados estão radicalizando, pensando nas eleições, NÃO na população.
Os governadores deveriam ter cancelado o carnaval, que foi uma grande porta de entrada pra essa situação toda! Caso não tivesse acontecido o Carnaval, bastaria fechar a entrada de estrangeiros infectados no Brasil, aliás a população com mais poder aquisitivo trouxe esse vírus para o Brasil!  Agora colocam sua incompetência na conta da população!
Os idosos que são os mais prejudicados estão é circulando pela rua e viajando pelo mundo como se nada tivesse acontecendo!
Claro, as companhias aéreas estão a todo vapor... Fronteiras estão abertas para o tráfego livre de pessoas e veículos... Aeroportos funcionando normalmente mundo a fora... O COVID-19 só está no RJ e SP... No mais, todo o mundo tá tocando a vida de boa...
Tarado
O importante e o investidor encher os bolsos...segundo eles!
16 anos de esquerda, se acha moleza largar o osso assim fácil.. kkkkk
puxa saco
ja disponibilizaram os testes rapidos? q porra de governo eh esse q manda as pessoas voltarem ao trabalho sem saber quem esta infectado ou n? so xingando nesse caralho. E os idosos q n podem ficar sozinhos? pqp
Como assim quarentena precipitada? Foi cedo demais? Quantas vidas deveriam ser perdidas para esse energúmeno achar que era a hora certa de fazer uma quarentena? Se o governo tivesse se mexido antes, fazendo quarentena apenas para quem desembarcasse no país nada disso teria acontecido. Toda essa paralisação que vemos agora é a ação que os estados precisaram tomar por que o governo federal não atuou preventivamente contra o corona vírus quando teve chance, então os meliantes do governo deveriam ficar quietos e aprender um pouco sobre responsabilidade com os governadores dos estados.
então, oooh meu querido. Assim como vc sabia, o governo tbm sabia, inclusive muito antes do carnaval, por volta de novembro do ano passado quando o surto surgiu na China, nessa época já tinha brasileiro pesquisando e mandando relatórios para o governo (vide o Dr Átila Iamarino). Mas como sempre a ciência é ridicularizada e o que vale e o que vale é o que passa na cachola do presidente.
Se os governadores tivessem cancelado o carnaval a situação seria diferente, com certeza!
Os governadores deveriam ter cancelado o carnaval, que foi uma grande porta de entrada pra essa situação toda! Caso não tivesse acontecido o Carnaval, bastaria fechar a entrada de estrangeiros infectados no Brasil, aliás a população com mais poder aquisitivo trouxe esse vírus para o Brasil!  Agora colocam sua incompetência na conta da população!
bolsoyarou. otimo presidente🤣🤣✌️✌️👏👏entao ta🤣🤣
O PRESIDENTE BOLSONARO VAI INJETAR 600 BILHÕES NOS ESTADOS, E ISSO JÁ É POSSÍVEL EM APENAS 1 ANO E 3 MESES DE GOVERNO, FOI SÓ ACABAR COM MENSALÃO, PETROLÃO, LOTEAMENTO DE CARGOS E PROPINAS QUE O DINHEIRO APARECEU!!!!!!!PT NUNCA MAIS!!!!!NÃO SE ENGANEM, ACABOU A MAMATA E É POR ISSO QUE TENTAM DERRUBAR O NOSSO PRESIDENTE À TODO CUSTO!!!!!!!MORRA LULA LADRÃO!!!!!!!
Eu imagino o quão tosco deve ser o cara que aceita receber dinheiro público pra ficar disseminando o caos nos fóruns da internet. Tem que ser um sujeito muito fraco moralmente, pra ficar defendendo o indefensável, dar chuva de likes e deslikes pra dar a impressão de que um determinando político tem apoio de uma maioria forjada. Que gente medíocre.
olha depois que vi aqui hoje não duvido mais nada cara
Será que o Bozo estava errado?
muito estranho fiz um comentário referente a matéria, sem nenhuma ofensa, e falou que estava sendo analisado e não foi publicado .....O engraçado que vejo vários comentários com palavras de baixos escalão
Ele não endossou.Disse que quarenta horizontal continua. Só irá mudar com estáticas científicas.
Acredito que se eu sair há a possibilidade de contrair o virus, principalmente se eu não tiver cuidado com a higiene, mas se eu ficar em casa e toda a população também eu e a maioria ficaremos desempregados. São escolhas que devemos fazer e como tudo na vida há um risco.
 interessante sua observação. Esse mesmo raciocínio poderia ser usado para limitarmos a velocidade nas ruas para 30 km/h pois com isso reduziríamos as mortes no trânsito (hoje são 37.306 óbitos e 204 mil pessoas feridas em acidentes ao ano) a praticamente zero, se combinado com a proibição de motos e bicicletas nas ruas. E como você pode ser um desses 37 mil mortos, o melhor é ficar dentro de casa e trocar o risco de morte no trânsito por uma morte por questões de falta de higiene em casa depois do papel higiênico acabar porque você vai perder o emprego e não vai ter como pagar. Ou morrer de fome, se não estocou comida antes da grana acabar. Inteligente, mesmo. Por que eu não pensei nisso antes?
O PRESIDENTE BOLSONARO VAI INJETAR 600 BILHÕES NOS ESTADOS, E ISSO JÁ É POSSÍVEL EM APENAS 1 ANO E 3 MESES DE GOVERNO, FOI SÓ ACABAR COM MENSALÃO, PETROLÃO, LOTEAMENTO DE CARGOS E PROPINAS QUE O DINHEIRO APARECEU!!!!!!!PT NUNCA MAIS!!!!!NÃO SE ENGANEM, ACABOU A MAMATA E É POR ISSO QUE TENTAM DERRUBAR O NOSSO PRESIDENTE À TODO CUSTO!!!!!!!MORRA LULA LADRÃO!!!!!!!
de acordo...O problema que as pessoas distorcem muito os fatos...como pode em um discurso ter vários entendimentos desses que se dizem profissionais
eu já estava desconfiado, dos elogios que o ministro tinha recebido. com discurso equilibrado, mas já mudou o tom e agora defende as "ideias" do louco.
Um dia talvez, os brasileiros acordem para as tolices que falam aqui. Um. dia irão acordar e se perguntarem o que fizeram. Mas hoje amigo, hoje estão mais preocupados com lucro, até o momento em que não serem constatados como positivo. Na hora da morte, até o mais idiota irá em busca da cura. Logo o Brasil chegará ao nível de países da Europa, daí, os mesmos que falaram: - vamos voltar ao trabalho, por que o meu presidente idiota ordenou, irão desesperadamente se esconder em casa.
Bora trabalhar... chega de ficar em casa..
eu estava desconfiando já desse ministro e dos elogios. já mudou o discurso equilibrado para discurso defendido pelo louco.
nao fale m.e.r.d.a, petis.ta parasita
Este Zeca Mello está comentando aqui em todos as matérias,será que não tem nada pra fazer não?Meu Deus que cara chato,tem hora que a pessoa tem que se tocar.
se ele falar contra é exonerado.
Sabia, era só tipo mesmo. Mais um fascista no desgoverno.
E a asneia continua.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.