Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

MEC suspende autorização para novos cursos EaD em 17 áreas

Publicado 01.12.2023, 10:35
Atualizado 01.12.2023, 12:19
© Reuters.  MEC suspende autorização para novos cursos EaD em 17 áreas

O MEC (Ministério da Educação) publicou na 5ª feira (30.nov.2023) uma portaria que suspende a aprovação de novos cursos superiores à distância em 17 áreas.

Leia a lista completa de cursos barrados:

  • Biomedicina;
  • Ciências da Religião;
  • Direito;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Geologia/Engenharia Geológica;
  • Medicina;
  • Nutrição;
  • Oceanografia;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Saúde Coletiva;
  • Terapia Ocupacional; e
  • Licenciaturas em qualquer área.

Além da lista, o MEC determinou que instituições de ensino superior com nota inferior a 4 no parâmetro Conceito Institucional não poderão fazer pedidos para novos cursos EaD, independentemente da área. A pontuação usa valores de 0 a 5 para avaliar as faculdades.

A portaria ainda estabelece o prazo de 90 dias para “fins de conclusão da elaboração de proposta de regulamentação de oferta de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD)”.

O MEC anunciou a medida poucos meses depois de o ministro da Educação, Camilo Santana, dizer estar “preocupado” com o crescimento dos cursos à distância sem a devida regulamentação.

“Determinei agora uma supervisão especial nos cursos à distância para revermos todo o marco regulatório disso. Nossa preocupação não é ter um curso EaD, mas garantir a qualidade desse curso que é oferecido para a formação profissional”, disse Santana em outubro deste ano, durante divulgação dos dados do Censo de Educação Superior 2022.

Segundo o levantamento, o número de cursos de ensino superior oferecidos à distância no Brasil cresceu 189% nos últimos 4 anos. Durante o período, as vagas ofertadas presencialmente caíram em 11%. Em 10 anos, o número de matrículas EaD cresceu 289% no país.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O censo também mostrou que, em 2022, foram ofertadas 22,8 milhões de vagas para o ensino superior no país, sendo 17,1 milhões (57%) para cursos à distância e 5,6 milhões (43%) para presencial.

Para a presidente do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, a medida é “a mais robusta” do governo federal até o momento no que se trata à regulação do EaD.

“O que eles [o governo] estão fazendo agora é um freio de arrumação: paralisa tudo, avalia, vamos pensar em uma política para o ensino superior com relação aos limites, quais são os cursos que podem ter mais EaD ou não, de que forma, com qual qualidade”, afirma Cruz.

Na avaliação da especialista, o argumento das instituições privadas de que a modalidade on-line democratiza o acesso à formação é falso.

“A maioria dos alunos que fazem esse curso EaD acaba evadindo e não terminando a formação. As universidades recolhem essas mensalidades, e os alunos não se formam. E, para aqueles que se formam, tem-se uma qualidade tão baixa para uma atividade tão complexa que eles acabam não conseguindo ir muito longe na carreira”, declara a presidente.

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Para mim tanto faz. O ensino superior é uma fábrica de diplomas mesmo.
Acredito que EAD somente deveria ser autorizado para cursos especificamente corporativos, ou seja, somente as empresas poderão ministrar seus cursos para os próprios funcionários. É muito visível o interesse somente financeiro das instituições de ensinos privados. É um absurdo um pai pagar uma mensalidade de curso superior presencial para seu filho e a faculdade achar no direito que ele tem que fazer o curso por meio híbrido, sendo que na maior parte do tempo ele estuda a distância e com uma qualidade péssima.
áreas de saúde e engenharias EAD tinha era que ser totalmente proibido!
De moto geral, a qualidade do EAD é ridícula. Em alguns casos, é possivel se formar somente com provas de multipla escolha feitas em casa e com consulta a Internet!!!
a impressão é que o EAD não é bom para as universidades e faculdades com cursos presenciais
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.