Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Mercado argentino dá choque de realidade a Milei à medida que lua de mel inicial se esvai

Publicado 10.01.2024, 13:15
Atualizado 10.01.2024, 13:30
© Reuters. Presidente da Argentina, Javier Milei, durante comemorações do Hanukkah, em Buenos Aires
12/12/2023 REUTERS/Tomas Cuesta

Por Jorge Otaola

BUENOS AIRES (Reuters) - Os mercados argentinos, que dispararam depois que o presidente Javier Milei assumiu o cargo há um mês, agora estão dando ao líder libertário uma dose de realidade, com os preços dos títulos caindo, o peso se enfraquecendo novamente e os investidores cautelosos com os novos leilões de dívida do governo.

O banho de água fria dos investidores, após uma lua de mel inicial, ressalta o enorme desafio que Milei enfrenta ao tentar conter a inflação -- que se aproxima de 200% --, evitar a agitação social, reconstruir as reservas do país e resgatar um programa de 44 bilhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ele também enfrenta resistência no Congresso, onde sua coalizão libertária não tem maioria, ao seu projeto de reforma "omnibus", que visa privatizar entidades estatais e aumentar os impostos. Um decreto que desregulamenta a economia também enfrentou obstáculos legais.

"A realidade está batendo na cara dele", disse o analista financeiro local Marcelo Rojas. "Suas intenções são boas, mas isso não é suficiente e é isso que estamos começando a ver."

Os preços dos títulos soberanos do país começaram a cair depois de uma forte corrida desde a vitória de Milei em meados de novembro. Um índice de risco do país atingiu o nível mais alto em sete semanas, e um título "Bopreal" destinado aos importadores não conseguiu encontrar compradores.

Enquanto isso, a diferença entre a taxa de câmbio oficial do peso-dólar e as taxas paralelas -- usadas por muitos para contornar os rígidos controles de capital -- está aumentando novamente depois que uma grande desvalorização em dezembro a reduziu significativamente.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"O governo está começando a enfrentar seus primeiros obstáculos. Sua falta de força política está agora mais evidente: o bônus para os importadores não conseguiu decolar e a diferença cambial aumentou novamente mais cedo do que o esperado", disse a corretora Cohen em uma nota.

Ela acrescentou que o decreto de Milei e o projeto de reforma não parecem promissores, a menos que o presidente esteja disposto a fazer concessões.

No entanto, o banco central acumulou quase 4 bilhões de dólares em reservas de moeda estrangeira desde que Milei assumiu o cargo, e o índice de ações local S&P Merval continua em forte alta, com a empresa petrolífera estatal YPF tendo sido impulsionada por conversas sobre privatização.

OLHOS NA INFLAÇÃO

Enquanto isso, todos os olhos estão voltados para a economia, com a expectativa de que a inflação tenha chegado a quase 30% em dezembro e ultrapassado 200% no ano passado. Dois quintos da população já está na pobreza.

O país, um importante exportador de grãos, também está correndo para reviver seu enorme acordo com o FMI, com negociações em Buenos Aires na última semana com o objetivo de desbloquear a sétima revisão do programa e cerca de 3,3 bilhões de dólares em recursos.

O economista Aldo Abram, da Fundação Libertad y Progreso, disse que as perspectivas do mercado dependem muito do sucesso ou fracasso de Milei em suas reformas.

"O lado ruim é que, como está acontecendo agora, todas as notícias que possam desacelerar o progresso do governo criarão uma queda ainda maior na demanda por pesos, colocando-nos mais perto da hiperinflação", disse Abram.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Por outro lado, tudo o que levar à confirmação da mudança de rumo incentivará a preferência por ativos locais, afastando-nos da crise."

Últimos comentários

Militância de esquerda! O cara conseguiu ate rever o acordo com FMI! Parem de enganar as pessoas com falsas narrativas! A verdade e que a esquerda deixou a argentina no maior buraco desde sua existência! Acordal brasil! Vamos pesquisar mais e nao acreditar em jornalistas de esquerda! O pais ta a beira do abismo! So a direita para consertar!
Pior que mico e guedes. Falam falam falam e não fazem NADA
a herança do peronismo vai persistir por décadas, igual a do petismo no Brasil.
a microcefalia é uma doença irreversível.  Bozonarismo causou microcefalia no gado.
Já propus bolão e ninguém topou. Não chega no final de 2024
Realidade e extremistas não se misturam. Eles podem ser eletrocutados com a realidade que vão continuar delirando num mundo imaginável.
bom foi a esquerda
Quem diria, os fascistas tinham USA e Brasil. Fizeram tanta roubalheira e m... que so sobrou a Argentina para ser destruida.6 meses Venezuela e 12 meses Haiti, ou seriam 72h?
Calma, o governo Trump irá colaborar com a Argentina em 2025 e em 2027 será a vez do Des_inelegivel!
sabe de nada, inocente !
Bo zo rascunhou o programa de governo,,,,
incrível como nada disso existia antes do Milei, aaah como é lindo o jornalismo... né Reuters???
O  bombeiro Aristides avisou. Estava ruim com os iXquirdiXtas e poderia ficar ainda pior com os fascistas. O povo iludido pelo fascista demente querendo uma solução rápida para o que precisa ser feito com calma e cuidado.... .Já tivemos vimos este filme com o Collor, dizia que ia ficar pior para depois melhorar.... So deixou tudo cada vez pior e ainda descobriram que era mais um ladrão.
É útil observarmos o desempenho do Milei, porque o Lula está destruindo as bases econômicas do Brasil, como fez o peronismo na Argentina. Não é fácil desfazer tanta merd.. lá e cá. Quem votou no ladrão de 9 dedos já começa a soluçar! 😥😥😥 Fazueli e engole o choro!
 Reduz as drogas e aumenta seu supositorio de cloroquina para ficar mais calminho.. Seus alucinógenos te impedem de enxergar que Bozo e Lula são dois ladrões populistas e fazem voce de palhaço.
So terraplanismo iluminado de sindrome dany-kruger
Hahahahaha O mais incrível é olhar as notícias e ver que o Equador se transformou no país que o Bolsonaro sonhou.... Vão pra lá GADAIADA....Rsrsrsrs
fecha a boca aí por gentileza
pq genocida?
Como tem petista doente mental… tomou a medicação hoje?
A herança maldita da esquerda não vai ser fácil mudar , levará muitos anos de sofrimento para os argentinos. Infelizmente na próxima eleição a esquerda volta para o poder e o ciclo de pobreza se perpetua.
Dificil vencer o cancer (esquerda) que tomou conta da america latina.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.