Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Mercado vê rombo primário maior em 2023 e projeção para 2024 segue distante do déficit zero

Publicado 14.12.2023, 12:23
© Reuters. Moedas de R$1
15/10/2010
REUTERS/Bruno Domingos

SÃO PAULO (Reuters) - Participantes do mercado financeiro pioraram significativamente suas projeções para o déficit primário do governo central neste ano, mostrou um relatório do Ministério da Fazenda, embora tenha havido uma ligeira redução na estimativa de rombo para o ano que vem, que segue, contudo, bem distante do déficit zero fixado como meta pelo governo.

O boletim Prisma de dezembro, publicado nesta quinta-feira, mostra agora expectativa mediana de que o Brasil registre em 2023 resultado primário negativo em 147,018 bilhões de reais, ante 113,512 bilhões de reais estimados no relatório de novembro.

Para o ano que vem, no entanto, houve revisão positiva na estimativa, passando a rombo de 90,00 bilhões de reais, contra 90,237 bilhões de reais esperados anteriormente. O governo tem como meta o déficit zero em 2024.

No que diz respeito à arrecadação das receitas federais -- considerada crucial pelos mercados para que o governo consiga atingir sua meta fiscal -- a visão mediana no Prisma passou a embutir uma projeção de 2,327 trilhões de reais neste ano, abaixo dos 2,330 trilhões de reais previstos no boletim anterior.

Por outro lado, para 2024, a expectativa de arrecadação subiu marginalmente a 2,534 trilhões de reais, de 2,522 trilhões de reais antes, melhora que vem em meio a esforços da equipe econômica do governo para ampliar as receitas e tentar cumprir o objetivo de déficit zero no ano que vem, apesar de alguma dificuldade na tramitação das pautas econômicas no Congresso.

O mercado reduziu suas projeções para a dívida bruta do governo geral a 75,65% do PIB no final deste ano, contra 75,81% no relatório anterior. Para 2024, ainda é esperado uma alta do endividamento para 78,80% do PIB.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Houve aumento na expectativa mediana de despesa do governo federal deste ano, a 2,040 trilhões de reais, contra 2,020 trilhões anteriormente. Para o período seguinte, no entanto, a projeção caiu a 2,167 trilhões de reais, frente a 2,169 trilhões na leitura de novembro.

Para 2023, foi prevista receita líquida (descontados os repasses a Estados e municípios) de 1,904 trilhão de reais, ante 1,906 trilhão de reais no último Prisma. Já para 2024, a expectativa caiu a 2,077 trilhões de reais, de 2,078 trilhões de reais antes.

 

(Por Luana Maria Benedito)

Últimos comentários

SÓ BURRO PARA NÃO SABER QUE DEFIT SE FAZ COM RESPONSABILIDADE CORTANDO GASTOS ONDE SUBIR IMPOSTOS REDUZ A ARRECADAÇÃO
Só existe um caminho pro governo fechar a conta inflação!!!
Picanha no prato e gasolina no tanque 😋😋😋😋
Por acaso alguém já viu o tal "mercado" fazer alguma previsão otimista com relação ao fiscal ou ao  crescimento da economia? Tem mais, alguém já viu o mesmo "mercado" acertar alguma de suas previsões com relação ao fiscal e crescimento da economia? É um vexame atrás do outro, mas como sempre em economia, cada um vende o "peixe" de acordo com seus interesses. Querem pressionar, manter o governo de plantão refém e faturar com a volatilidade de juros e cambio.Vejam o boletim Focus semana a semana.  Contam também  com ajuda de um BC amigo, que mantem juros reais dos maiores do mundo e da imprensa com seus "especialistas" da área.
Nós últimos 30 anos nosso crescimento foi medíocre e no período Dilma 2015/2016 recessão de 8% do PIB a maior em 80 anos .
Que tal pedir pro Lula cortar 20 ministérios, devolver o cartão corporativo e demitir 30% do funcionalismo!!!
Meu caro, o único mecanismo que existe na economia brasileira para segurar a inflação é a elevação da taxa de juros.Roberto Campos Neto é um gênio e tem muita paciência, pois no meu caso ja teria deixado o BC para fazer o que LULA quer, porém rapidamente estaríamos no mesmo barco da Venezuela e Argentina.
Rombo? Alguém esperava algo diferente? Com extrema esquerda não tem como um país dar certo! Infelizmente!
Vai pra Argentina. Lá dar certo.
Tentou comprar a reeleição e vai ganhar o colo do Xandão 🎃🐮🐮🐮🐄
KD o ladrão 💍💍💎💍💎💍💎💍💎💍💎💍💎💍💎 Genocida safado
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.