Navio de caridade diz que segurança de migrantes aguardando desembarque na Itália está em risco

Navio de caridade diz que segurança de migrantes aguardando desembarque na Itália está em risco

Reuters  | 17.08.2019 16:25

Navio de caridade diz que segurança de migrantes aguardando desembarque na Itália está em risco

LAMPEDUSA/BARCELONA (Reuters) - Uma instituição de caridade que opera um navio de resgate carregando mais de centenas de migrantes na costa da Itália disse, neste sábado, que não pode garantir a segurança deles, depois de o barco passar mais de duas semanas aguardando um porto para atracar.

Os migrantes, coletados na costa da Líbia e em sua maioria africanos, estão esperando para desembarcar na ilha de Lampedusa, no sul da Itália. 

O ministro do Interior de extrema-direita da Itália, Matteo Salvini, ordenou que seus oficiais não permitam que eles façam isso, embora, no sábado, tenha feito uma concessão parcial, dizendo que permitiria que qualquer criança deixasse o barco. Acrescentou que havia concordado com essa medida apenas graças à insistência do primeiro-ministro Giuseppe Conte.

A ONG Braços Abertos, que tem sede em Barcelona, afirmou que 27 menores que haviam sido autorizados a deixar o navio desembarcando em barcos da guarda costeira italiana. Restam 107 imigrantes no navio. 

A Braços Abertos afirmou que os 16 dias esperando por um porto para desembarcar afetaram os imigrantes, com brigas frequentes entre eles e condições a bordo deteriorando-se.

“Após… seis evacuações médicas e tendo informado as autoridades sobre nossa situação, sem receber uma resposta, estamos em uma situação de necessidade e não podemos garantir a segurança das 134 pessoas a bordo”, disse o Braços Abertos. 

“São terríveis as coisas que estão acontecendo, não apenas fisicamente, mas psicologicamente. As condições nas quais eles estavam na Líbia e agora no navio são simplesmente terríveis, com 130 pessoas e dois banheiros”, disse o diretor e fundador do Braços Abertos, à Reuters, na sexta-feira.

França, Alemanha, Romênia, Portugal, Espanha e Luxemburgo disseram que ajudarão a realocar os imigrantes, mas as reações de Salvini foram céticas.

O ministro do Interior emitiu um comunicado, no sábado, reiterando que o Braços Abertos poderia ter levado os imigrantes à Espanha e que a entidade era a culpada pela situação difícil. Mas acrescentou que agora estava disposto a permitir que “presumíveis menores” deixassem o barco. 

Salvini, líder do partido governista Liga, construiu sua popularidade em uma campanha vigorosa contra a imigração ilegal.

Conte, que não é membro de nenhum partido governista, acusou-o de deslealdade e de usar a imigração para ganhou políticos, enquanto o parlamento, até agora, recusou-se a discutir uma proposta de não-confiança em relação ao governo apresentada pela Liga. 

(Por Guglielmo Mangiapane e Joan Faus)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+