Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Pagamentos de distribuidoras a consumidor por interrupção de energia sobem 41%, a R$1 bi

Publicado 15.03.2024, 15:56
Atualizado 15.03.2024, 16:00
© Reuters. Torres de transmissão de energia elétrica no Pará
30/03/2010
REUTERS/Paulo Santos

SÃO PAULO (Reuters) - As compensações pagas pelas distribuidoras de energia a consumidores por interrupções na prestação dos serviços alcançaram 1,08 bilhão de reais em 2023, um aumento de 41,2% em relação ao pago em 2022, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Pelo levantamento do regulador, foram pagas 22 milhões de compensações no ano passado em razão do descumprimento, pelas concessionárias, de limites individuais de duração de interrupções de energia (DEC, no jargão do setor) e de frequência das interrupções (FEC).

Essas compensações ocorrem automaticamente na forma de desconto na fatura de energia elétrica, sem que o consumidor precise acionar a distribuidora.

Segundo a Aneel, o aumento dos pagamentos é fruto de seu trabalho de regulação, que aperfeiçoou as regras do mecanismo para direcionar maiores valores para os consumidores com piores níveis de continuidade.

Apesar da alta das compensações individuais, a Aneel disse que a qualidade dos serviços de distribuição melhorou no ano passado em comparação com 2022, conforme apontam os indicadores globais DEC e FEC apurados pela agência.

Os consumidores ficaram 10,43 horas em média sem energia (DEC) no ano, o que representa uma redução de 6,9% em relação a 2022, quando registrou-se 11,20 horas em média. A frequência (FEC) das interrupções reduziu de 5,47 interrupções em 2022 para 5,24 em média por consumidor em 2023, o que significa uma melhora de 4,2% no período.

"Os indicadores, em comparação com os anos anteriores, registraram seus menores valores em 2023, também ficando abaixo dos limites definidos pela Aneel", disse o regulador.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

No ranking de desempenho dos serviços das distribuidoras formulado pela Aneel, entre as concessionárias de grande porte a melhor colocada foi a CPFL (BVMF:CPFE3) Santa Cruz (SP), seguida pela Equatorial (BVMF:EQTL3) Pará, a Cosern (BVMF:CSRN3) (RN) da Neoenergia (BVMF:NEOE3) e a Energisa (BVMF:ENGI11) Sul-Sudeste (SP).

Já as últimas colocadas foram a Neoenergia Brasília, CEEE (RS) da Equatorial e Equatorial Goiás.

 

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

É so privatizar! O custo vai cair, a qualidade vai melhorar e o povo vai ficar feliz (SQN)
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.