Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Preços do cacau se recuperam após queda de 20% em meio a baixa liquidez recorde

Publicado 30.04.2024, 18:02
© Reuters. Cacau
9/03/2012
REUTERS/Pilar Olivares
USD/BRL
-
LCCc1
-
SB
-
CC
-
RC
-
ICFc1
-

Por Maytaal Angel

LONDRES (Reuters) - Os preços globais do cacau se recuperaram nesta terça-feira, após registrar perdas de mais de 20% na semana, à medida que gatilhos técnicos prevaleciam graças à baixa liquidez recorde, disseram negociantes.

Antes da queda desta semana, os futuros do cacau negociados na bolsa ICE – e usados ​​como referência para precificar o grão em todo o mundo – tinham quase triplicado de valor este ano devido a condições climáticas adversas e doenças nos principais produtores, Costa do Marfim e Gana.

A ascensão deixou muitos participantes do mercado físico sem dinheiro e até afastou os fundos de hedge, disseram os operadores, deixando o mercado futuro nas mãos de fundos algorítmicos programados para seguir sinais técnicos semelhantes.

Na ausência de liquidez, estes fundos exageram as oscilações de preços tanto no sentido ascendente como no descendente.

"Há alguma notícia concreta que impulsionou o mercado aqui? Não", disse Jonathan Parkman, chefe de vendas agrícolas da Marex.

"A posição de Nova York é minúscula, uma mínima histórica nos tempos modernos. A falta de liquidez irá movimentar o mercado desproporcionalmente em ambas as direções."

Os futuros de julho do cacau em Londres na bolsa ICE caiu quase 15% na segunda-feira, a maior perda de um dia, e depois perdeu mais de 10% na abertura do mercado nesta terça-feira.

Eles fecharam em alta de 251 libras, ou 3,3%, a 7.929 libras por tonelada no fechamento, enquanto os contratos futuros de julho do cacau em Nova York subiu 3,9%, a 9.283 a tonelada, após perder quase 16% na segunda-feira.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O mercado está focado no desenvolvimento das culturas na Costa do Marfim e em Gana, o que se tornará mais claro nos próximos dois meses, alertando os investidores sobre se uma recuperação está prevista ou não na próxima temporada.

Os dois países produzem juntos quase 60% do cacau mundial e, com as perspectivas de colheita ainda obscuras por enquanto, não existem novos fatores fundamentais que impulsionem os preços e a oferta permanece extremamente restrita.

No caso de outras commodities softs, o julho do café robusta caiu 3,4%, a 4.021 dólares a tonelada -- tendo atingido um recorde na semana passada de 4.338 dólares -- enquanto o julho do café arábica caiu 4,8%, a 2,1665 dólares por libra-peso.

O maio do açúcar bruto perdeu 2,4%, a 19,71 centavos de dólar por libra-peso. O contrato expirou nesta terça-feira com uma grande entrega.

O agosto do açúcar branco caiu 0,8%, a 569,30 dólares a tonelada.

(Reportagem de Maytaal Angel e Marcelo Teixeira)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.