Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Real fica para trás de pares com incerteza fiscal e escalada de pandemia no país

Publicado 01.03.2021, 17:50
Atualizado 01.03.2021, 17:55
© Reuters. Moeda do dólar e do real. 10/09/2015. REUTETS/Ricardo Moraes.

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar ficou perto da estabilidade ante o real nesta segunda-feira, mas o dia foi de sobe e desce e a moeda terminou a sessão mais próxima das máximas do que das mínimas, reflexo de receios sobre fatiamento da PEC Emergencial e de potenciais impactos do agravamento da pandemia na atividade econômica.

O dólar à vista teve variação negativa de 0,01%, a 5,602 reais na venda. No pregão, variou de 5,5575 reais (-0,80%) a 5,611 reais (+0,15%).

No mercado futuro, o dólar acelerou a alta perto das 17h, depois de notícia, veiculada pelo jornal "O Globo", de que o governo elevará tributação sobre bancos para bancar subsídios aos combustíveis. A taxa do contrato de dólar futuro para março, que chegou a cair 0,53%, bateu uma máxima do dia ao subir 0,51% minutos atrás.

O real ficou bem atrás de seus principais pares emergentes. O dólar caía 1,2% contra o peso mexicano, 0,9% comparado ao rand sul-africano, 1,7% frente à lira turca e 0,7% em relação ao peso colombiano.

A pauta fiscal segue dominando. A leitura da PEC Emergencial no Senado está prevista para quarta-feira, depois de adiamento na semana passada, mas o temor é que ganhem espaço pressões vindas de alguns senadores pelo fatiamento da proposta --que cria mecanismos de ajuste fiscal para União, Estados e municípios.

O clima de cautela se dá ainda em meio à percepção de que os parlamentares estão minimizando a necessidade de aprovação da PEC como contrapartida à reedição do auxílio emergencial, num contexto de agravamento da pandemia em que se veem recordes em médias diárias de novas mortes por Covid-19 e endurecimento de medidas de restrição social em alguns Estados.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Essa combinação de fatores --além dos juros baixos e medo de intervencionismo do governo-- tem feito o real persistentemente desafiar cálculos de que deveria estar mais apreciado, considerando medidas de valor justo.

Mesmo acreditando que a moeda brasileira deverá participar de uma tendência de longo prazo de fraqueza para o dólar, o Goldman Sachs ainda elevou as projeções para o dólar em três meses (para 5,30 reais, de 5,00 reais), seis meses(para 5,10 reais, de 4,90 reais) e 12 meses (para 5,00 reais, de 4,70 reais). Na semana passada, outros bancos também elevaram estimativas.

Com um pano de fundo doméstico já frágil, o risco é que o câmbio doméstico sofra com uma reversão mais acentuada e duradoura na atitude pró-risco no exterior.

"Os eventos da semana passada muito provavelmente vão servir como uma chamada de atenção e seria razoável esperar que o posicionamento em dólar se mova, pelo menos, para neutro (de venda)", disseram estrategistas do Morgan Stanley em nota.

"Na América Latina, esperamos que o mercado migre para 'vendido' em moedas da região nas próximas semanas", acrescentaram, afirmando que os indicadores do banco sugerem que o ímpeto do dólar está forte e acelerando.

Últimos comentários

Pior moeda do mundo
Banco Central vai queimar caixa sem resolver o problema, não adianta intervir no dolar ,sendo que o problema é a política.
o pico eh em marco, o pico eh em abril,o pico eh em maio, ja ouvi essa historia antes
Dólar alto é bom para o Brasil. #Bozolulismo
comprar vacina com que se OMS nessas horas não ajuda nem país pobre Africano...e FMI individa e escraviza mais ainda os povos fazendo empréstimos e ditando a economia dos países que nunca saem do sufoco pois tem que pagar altas parcelas das dividas com FMI sob ameaça de Sanção e embargo econômico
Sem $$$ não tem saúde...acéfalos como vai manter hospitais sem $$$$???? crueldade são os hipócritas mimizentos, que acham que vão curar pessoas de graça, só se for com chá de cipó de árvore da Amazônia...falar empregado de barriga cheia é fácil, nenhum aqui fez ou participou de nenhuma ação social onde o Estado pouco sabe que as pessoas existem...ou podem $$$ para máscara e alcool em gel, 8 num barraco, fácil ser estudado ficar em home-ofice recebendo em dia só no HB, nas casas de condomínio como sr Doriana...
Por causa da existência de pessoas como Flávio Moura que estamos nesta tragédia! Acéfalos cruéis que só pensam em suas barrigas! GENOCIDA!!
Desculpe, in certeza não, CERTEZA que vão fazer m...
Governo mais atrapalhado, ignorante que esse nao tem! Salve-se quem puder!
Fica em casa ...segundo Doria a economia a gente recupera, não sei como 100 milhões conseguiram se virar só com auxílio, muitos nem conseguiram...esse movimento foi algo mundial muito bem orquestrado, tenho conhecidos na inglaterra, EUA, França e Portugal...e a mídia não mostra mas a coisa tá feia, estão fazendo filas para doação de comida, roupas, economia arrazada, 2 amigos estão esperando vôo de portugal e inglaterra para cá, pois empregos lá minguaram...sem falar o controle inimaginável em cima das pessoas, chega ser por demais abusivo e desrespeitoso por parte das autoridades e lá não adianta se queixar para Direitos Humanos Fantástico Profissão repórter da truculência das autoridades etc
Nossa moeda é a pior do mundo e a bolsa também. Quer comparar com quem, Marte?
Nao compre vacina, ne? Compre cloroquina. Acefalos como o presidente e seus seguidores nao deram conta que so isso trara a economia aos eixos, como os paises que ja fizeram isso!
hospitais lotados e pessoa morrendo, e você ainda vem passar pano pro Bozo. vá criar vergonha na cara gado.
O desgoverno do Rei da Rachadinha transforma o Real na pior moeda do mundo e joga a culpa na Petro e nos Bancos para sua incompetëcia. Isso nào esta relacionado com a pandemia. Quem teve um poitica de depreciação cambial desde que entrou foi o Jegues. Entrou com dolar a 3,70 e, em Março/20, antes da pandemia, já estava 5. Agora esta cohendo os fruto da cagada que fez, mas, como sempre, não reconhece seus erros e quem paga a conta e o povo. Bozolulismo
O Governo tributando Bancos!!! Quem será que paga a CONTA??
Fazem 2 anos que o pessoal da Investing não muda a frase em todas as notícias: "incerteza fiscal". Gente, foquem nos ativos e parem de esquerdismo nas notícias. Já basta ficarem bombardeando a gente na TV, nas rádios e jornais. Da até impressão que nos últimos anos houve "certeza fiscal " nos governos petistas.
Se tá tão confiante assim, vai lá e aposta contra a percepção de maior risco do mercado... Dá uma alavancada ainda, quem sabe já consegue sua independência financeira... Mas se você quebrar, vai poder botar a culpa na imprensa tb...
acho porque conhecide com os 2 anos de governo Bolsonaro.
fora gado bolsonarista.
🥶
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.