🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Setor aéreo chega a 100 mi de passageiros pela 1ª vez pós-pandemia

Publicado 22.12.2023, 12:38
© Reuters.  Setor aéreo chega a 100 mi de passageiros pela 1ª vez pós-pandemia
GOLL4
-
AZUL4
-

O setor aéreo brasileiro alcançou a marca de 100 milhões de passageiros pela 1ª vez desde 2019, último ano antes das restrições impostas pela pandemia de covid-19. Com números até novembro, o país movimentou 83,4 milhões de pessoas em voos domésticos e 19,1 milhões em viagens internacionais, volume superior aos 12 meses de 2022. Os dados são da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Ao todo, foram 102.576.213 passageiros transportados no período de janeiro a novembro deste ano. Em 2022, o total registrado foi de 97.636.679. O resultado em 2023 mostra que o setor, um dos mais afetados pela pandemia, tem se recuperado. Apesar de dezembro ser um mês com um histórico de grande movimentação de passageiros, o ano deve ficar atrás dos resultados de 2019, quando foram transportados 108.677.767 clientes.

Em conversa com o Poder360, a presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Jurema Monteiro, disse que o resultado é excelente para o setor, mas que é preciso ter um “otimismo conservador” em relação ao futuro.

Isso porque as empresas que atuam no país têm enfrentado problemas na oferta de voos devido à alta demanda, o que tem pressionado o preço das passagens.

Diante desse problema que se estende para o setor global, o governo agiu e solicitou que as empresas apresentassem planos para conter essa escalada.

As 3 principais empresas do setor nacional (Azul (BVMF:AZUL4), GOL (BVMF:GOLL4) e Latam) divulgaram na 2ª feira (18.dez.2023) suas ideias para atacar o problema, mas também cobram do governo medidas para baixar o preço do combustível de aviação e o acesso ao crédito para investir no aluguel de aeronaves.

“Isso é uma excelente notícia, mas a gente tem que ter um otimismo conservador porque o setor ainda tem um desafio que é recuperar de fato a capacidade de crescimento”, disse a presidente da Abear.

Resultado mensal

Em novembro, o setor aéreo nacional transportou 7,5 milhões de passageiros em voos domésticos, o melhor resultado do mês desde 2019. Em viagens internacionais, o total foi de 1,7 milhão, o que também representa o melhor número nos últimos 4 anos.

A empresa que mais transportou passageiros em viagens dentro do país no 11º mês do ano foi a Latam, com um total de 2,89 milhões. Em seguida estão a GOL (2,38 milhões) e a Azul (2,21 milhões).

Já em relação aos voos internacionais, a companhia que mais movimentou brasileiros para fora do país também foi a Latam (363.786), seguida pela portuguesa TAP (153.615) e pela GOL (110.049).

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.