Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

UE pede que outras regiões copiem regras do bloco para criptoativos

Publicado 19.04.2023, 16:00
© Reuters.

Por Huw Jones

LONDRES (Reuters) - O resto do mundo deveria copiar as regras da União Europeia para criptoativos para criar uma abordagem global robusta que proteja os consumidores e a estabilidade financeira, disse a chefe de regulação de serviços financeiros do bloco nesta quarta-feira.

O Parlamento Europeu deve aprovar na quinta-feira a regulamentação de criptoativos da União Europeia (MiCA), o primeiro conjunto abrangente de regras para o setor até agora não regulamentado. Os países do bloco já deram sua aprovação.

"Espero que nossas regras possam se tornar um modelo para outros países", disse a comissária de serviços financeiros, Mairead McGuinness, ao Parlamento.

A MiCA exige que as empresas de ativos digitais sejam autorizadas pela União Europeia antes de atenderem clientes no bloco de países e a cumprirem salvaguardas contra lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo.

A regra está sendo implementada em fases a partir de julho de 2024 para dar tempo ao setor para se adaptar.

As empresas autorizadas terão permissão para oferecer seus serviços em todos os 27 países da UE. Algumas cidades, incluindo Paris, já estão cortejando empresas do setor.

“Isso marca o fim da era do Velho Oeste para criptoativos”, disse o parlamentar do Partido Verde, Ernest Urtasun, ao parlamento europeu.

Mas outros países também precisam fazer sua parte introduzindo regras robustas, disse McGuinness. "A convergência global é absolutamente fundamental."

O Reino Unido acaba de estabelecer um projeto de regras para regular criptoativos.

McGuinness disse que a comissão estudará se são necessárias mais regras para finanças descentralizadas e para empréstimos em criptoativos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

“Acreditamos que se a FTX tivesse sido enquadrada sob a jurisdição da União Europeia, muitas de suas práticas não seriam permitidas sob a MiCA”, acrescentou a comissária se referindo à corretora norte-americana cujo colapso arrastou para baixo o mercado global de moedas digitais no ano passado.

Últimos comentários

Bitcoin will fix world
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.