Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

BC vende todos os contratos de swap tradicional em leilão adicional, em total de US$1 bi

Publicado 02.04.2024, 13:02
Atualizado 02.04.2024, 13:15
© Reuters. Pessoas caminham em frente à sede do Banco Central em Brasília
22/03/2022
REUTERS/Adriano Machado
USD/BRL
-

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central vendeu nesta terça-feira todos os 20 mil contratos de swap cambial tradicional ofertados no primeiro leilão extraordinário sob o governo Lula, num total de 1 bilhão de dólares, informou a autarquia.

LEIA MAIS: Mercado discute motivações de intervenção cambial do BC em meio à alta do dólar

O BC havia anunciado na noite de segunda-feira que faria a operação, a primeira intervenção sem fins de rolagem da autarquia no mercado de câmbio desde o final de 2022, para atender parte da demanda gerada pelo resgate do título NTN-A3, previsto para 15 de abril.

A NTN-A3 é um título público indexado ao dólar que há anos não é negociado pelo Tesouro Nacional, mas ainda presente nas carteiras de várias instituições brasileiras. Em meados deste mês vencerão um total de 18,534 bilhões de reais em NTN-A3s que foram negociadas em 1997. Em valores atuais, isso equivale a cerca de 3,6 a 3,7 bilhões de dólares, de acordo com participantes do mercado.

Como os detentores desses papéis no Brasil carregaram algumas posições vendidas em dólar ao longo dos anos para cobrir a exposição a estes títulos, agora que os papéis vão vencer é preciso encerrar estas posições vendidas -- o que é feito por meio da compra de dólares.

Assim, o BC anunciou o leilão de swap tradicional, operação com efeito equivalente à venda de dólares no mercado futuro, para evitar pressões adicionais diante da demanda dos detentores das NTN-A3.

No leilão desta terça-feira foram vendidos 4 mil contratos de swap com início em 15 de abril (justamente quando expiram as NTN-A3) e vencimento em 2 de janeiro de 2025. Os outros 16 mil contratos vendidos também têm início em 15 de abril, mas vencem em 1° de abril de 2025.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Participantes do mercado reagiram de forma mista nesta terça-feira ao anúncio do leilão extraordinário, com alguns analistas minimizando a atuação e outros duvidando da intenção manifestada pela autarquia de apenas suprir uma demanda pontual, já que essa intervenção veio depois de um salto recente do dólar.

Últimos comentários

Derrubar SELIC, manter ou deixar subir dólar, manter déficit fiscal, e com petróleo e commodities em alta é CAÇAR INFLAÇÃO
Na Vdd eu não sei se entendi corretamente sua pergunta Sandro, mas vou inverter a pergunta. SE cair a SELIC, com alta do dólar e commodities e sem controlar déficit fiscal, o que vc acha que acontece???
outra coisa. Estou afirmando que em 2 anos com deficit zero, dólar estável ou valorizando, o caminho natural seria crescer o PIB. Teria de cuidar apenas de como controlar a transferência de preço das commodities, e sim teria de ter alguma interferência do governo (se fosse eu, limitava exportações e importações delas, dependendo de qual delas for)
por fim, gostava de PG e ele era tudo o que prestava no governo Bozzo. Odiava cada vez que o BOZZO abria a boca
Olha q até demorou.. Veja qto o gov anterior queimou de reserva de dólar tentando segurar a cotação ..e fomos a 6 com o jegues dizendo q se fizesse 💩 batia 5..
Nos inversores poderíamos imtimos mas no Brasil no cetimos ficais melhores como asima da inflação tipo poupança compresado anisario prefaciado jasabendo quanto vai receber no fim contrato!
A então não tem choro.. a dengue assola o pais e segundo o gado já matou milhões.. kkkk
Só políticos sabem a situação do Brasil... Para descondenarem o Luladrão e assim ser eleito única e exclusivamente pela incompetência da dupla GP/PG...
GADAIADA usando as frases do GENOCIDA PEDÓFILO como s3 fossem do Luladrão... Nem a GADAIADA acredita do que escreve mais..Rsrsrsrs
Rsrsrs. 2 Populistas. Ambos irresponsáveis
Agora gostei Ulisses. 👍
Por motivos diferentes é minha opinião desde sempre
O grosso tá vindo…PT teria quebrado o país na pandemia
Era Dilma
Governico do lules não quer mais deixar as domesticas ir pra Disney. Esse vendedor de abobora...........
BC tentando frear os prejuízos que impôs ao país com as mesmas medidas... Rsrsrsrs... Daqui à pouco vai querer vender as reservas internacionais deixadas por Luladrão ao final do 2⁰ mandato... Ironicamente foi o que salvou o GENOCIDA PEDÓFILO com o congresso...Rsrsrsrs
qual o problema, dólar alto não era bom pro Brasil
Se sobe demais traz inflação e é um reflexo de saída de $$$
Furacão 🌪️ PT consegue ser pior q um Katrina
Cortando Selic e diminuindo o diferencial de juros isso é bem previsível. O dólar só vai frear se o BC oficializar redução no ritmo dos cortes da Selic. O fiscal está muito destruído desde a pandemia, essa Selic é muito politica e pouco realista,eu acredito que o patamar deveria ter sido de 22%, mas a política não permitiu, agora todo mundo paga a conta porque a inflação está disparando e é a inflação de custo.
Chegou num número de 22%, mas NÃO É sua análise. Ahh bom....
e ainda ERROU. Pra SELIC cair, de fato é necessário conter o fiscal ou ter certeza da queda da inflação por outros motivos (queda do petróleo). Com petróleo subindo ou saem reservas ou mantém SELIC ou derruba o déficit.
P.S. Capri. No outro POST deduziu o que eu não disse, rsrsrs
Não fez nem cócegas, dólar está ganhando força e já virou p cima
Os políticos tão querendo + dinheiro pra eleição,,, pho da se o país e os brasileiros,
Inflação? É mentira, inflação é coisa do bozo... a lição de casa não é feita, pelo menos tem o aprendiz fazendo de conta que segura a inflação... a pseudo-esquerda gasta em NADA e taí.... NADA.... ah, tem uns 18 bi para as "artes" talvez, não sei... Para o POVO temos.......... migalhas e manter as mazelas do bozo na manchete distraindo as atenções dos burguesões instalados no comando da política e da máquina... não vai surgir uma esquerda nunca não? Com o tanto de zumbi e gado nesse país, o nunca é mais possível....
Ambos Populistas e, obviamente nenhum dos 2 é grande coisa.
qta besteira, minha nossa. parei
FAZUÉLI pea segurar os gastos,agora botam a culpa no BC, não queriam corte nos juros ?!? Agora atura !!!
dólar tá subindo no mundo...
2 mestres em economia abaixo. vai estudar infeliz
O estagiário do Jegues esta perdido..
O petista sempre colocando a culpa em terceiros kkkkkkk
cai quem que.
quem que cai cai quem que quem cai
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.