Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Dólar recua frente ao real com decisões de política monetária sob holofotes

Publicado 20.09.2023, 09:08
© Reuters. Notas de dólar
27/07/2023. REUTERS/Jose Luis Gonzalez
USD/BRL
-
B3SA3
-
WDOc1
-

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caía frente ao real nesta quarta-feira, em sessão de foco total nas decisões de política monetária do Federal Reserve e, após o fechamento dos mercados, do Banco Central do Brasil.

Às 9:39 (horário de Brasília), o dólar à vista recuava 0,29%, a 4,8587 reais na venda.

Na B3 (B3:B3SA3), às 9:39 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,24%, a 4,8650 reais.

"Acho que essa queda na abertura agora reflete um quadro de relativa tranquilidade nos mercados internacionais", explicou à Reuters Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital, destacando a ampla expectativa no mercado de que a decisão do Federal Reserve virá sem surpresas, mantendo os juros na faixa atual de 5,25% a 5,50%.

No entanto, "além da decisão, o mercado vai depurar muito atentamente a entrevista do (chair do Fed) Jerome Powell. E, nesse momento, acredito que teremos uma volatilidade acentuada com o mercado buscando decifrar as entrelinhas", disse Bergallo.

A decisão do Fed será divulgada às 15h (horário de Brasília), junto com projeções econômicas atualizadas, e será seguida meia hora depois por coletiva de imprensa de Powell.

Enquanto isso, no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC deve anunciar ao final do dia um segundo corte consecutivo de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, de acordo com visão consensual do mercado monetário e de economistas consultados pela Reuters.

Nesse contexto, vários especialistas disseram que a boa visibilidade quanto à reunião de setembro do Copom é um fator que ajuda a manter o clima de negócios interno favorável à tomada de risco.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Embora juros mais baixos por aqui tendam a prejudicar o real, muitos especialistas em câmbio têm dito que a política monetária seguirá em patamar restritivo o suficiente para sustentar a moeda local mesmo com o início do afrouxamento pelo BC.

"Nos mercados emergentes, as moedas latino-americanas de alto rendimento continuam sendo consenso de compra há muito tempo, embora o câmbio emergente de outros lugares esteja ficando mais complicado, já que a força do dólar provavelmente permanecerá", disse o Citi em relatório desta quarta-feira.

Na véspera, o dólar à vista fechou o dia cotado a 4,8728 reais na venda, com alta de 0,34%.

Últimos comentários

Dólar hoje vai fechar em alta, pessoal hoje não é dia de comprar ações, porque hoje têm reunião do do banco central.
Parabéns Haddad.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.