🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Governo argentino anunciará medidas de ajuste fiscal e expansão dos gastos sociais na terça-feira

Publicado 11.12.2023, 12:00
Atualizado 11.12.2023, 12:06
© Reuters. Homem lê jornal um dia depois de Javier Milei assumir Presidência da Argentina
11/12/2023. REUTERS/Agustin Marcarian
USD/ARS
-

BUENOS AIRES (Reuters) - O governo do ultraliberal Javier Milei, que tomou posse como presidente da Argentina no domingo, fará seus primeiros anúncios econômicos na terça-feira envolvendo um profundo aperto fiscal e aumento dos gastos sociais, disse seu porta-voz na segunda-feira.

O libertário Milei assumiu a Presidência da Argentina no domingo com a promessa de implementar um plano ortodoxo para colocar uma economia devastada pela inflação e pela pobreza de volta nos trilhos, embora os detalhes das iniciativas ainda não sejam conhecidos.

O anúncio das medidas "estará alinhado a um forte corte fiscal e alguma expansão nos gastos sociais", disse o porta-voz presidencial Manuel Adorni em uma coletiva de imprensa.

"Os problemas da Argentina ou o princípio de uma solução para esses problemas têm um foco econômico. Não há dinheiro e o equilíbrio fiscal será estritamente respeitado", disse o porta-voz mais cedo no dia.

O novo ministro da Economia, Luis Caputo, deve anunciar as primeiras medidas na terça-feira. Como o novo governo está em minoria no Congresso, espera-se que as iniciativas não precisem de apoio legislativo - como seria o caso da privatização de empresas ou da adoção do dólar como moeda - ou que não desencadeiem fortes controvérsias.

© Reuters. Homem lê jornal um dia depois de Javier Milei assumir Presidência da Argentina
11/12/2023. REUTERS/Agustin Marcarian

Em um contexto de inflação anual próxima a 150% e pobreza de 40%, partido de Milei, La Libertad Avanza, será a terceira minoria na Câmara dos Deputados e no Senado, muito atrás do peronismo - a primeira minoria - e da coalizão conservadora Juntos por el Cambio (JxC), que poderia apoiar algumas de suas iniciativas.

O mercado de ações da Argentina atingiu um nível recorde nesta segunda-feira, enquanto os títulos eram negociados em alta e o peso se mantinha estável.

(Reportagem de Nicolás Misculin, com reportagem adicional de Walter Bianchi, Eliana Raszewski e Jorge Otaola)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.