Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Governo e BC do Japão reiteram preocupação com quedas acentuadas do iene

Publicado 13.06.2022, 08:22
© Reuters. Nota de iene
01/06/2017. REUTERS/Thomas White/Illustration

Por Leika Kihara e Kantaro Komiya

TÓQUIO (Reuters) - O Japão está preocupado com desvalorizações acentuadas do iene e pronto para "responder adequadamente" se necessário, disse o principal porta-voz do governo japonês nesta segunda-feira, emitindo um novo alerta aos mercados.

O comentário ecoou uma declaração conjunta de sexta-feira emitida pelo governo e o banco central, mas não conseguiu evitar uma queda do iene para 135,22 por dólar, seu nível mais baixo desde outubro de 1998.

"É importante que as taxas de câmbio se movam de forma estável, refletindo fundamentos. Mas, recentemente, houve fortes quedas do iene, com o que estamos preocupados", disse o secretário-chefe do gabinete japonês, Hirokazu Matsuno, em entrevista coletiva regular.

"Estamos prontos para responder adequadamente conforme necessário, ao mesmo tempo que nos comunicamos de perto com as autoridades monetárias de cada país".

No entanto, Matsuno se recusou a comentar se Tóquio interviria para conter a forte queda do iene.

O presidente do banco central, Haruhiko Kuroda, também alertou sobre as desvantagens do declínio do iene, afastando-se de sua posição de longa data de que a fraqueza da moeda era, no geral, boa para a economia dependente de exportação.

"As recentes quedas acentuadas do iene são negativas para a economia do Japão e, portanto, indesejáveis, pois dificultam que as empresas estabeleçam planos de negócios", disse Kuroda ao Parlamento nesta segunda-feira.

"O Banco do Japão se comunicará de perto com o governo e examinará o impacto que os movimentos da moeda têm na economia e nos preços."

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.