Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Intervenção no câmbio deve ser apenas para disfuncionalidades e BC não reage a reprecificação, diz Campos Neto

Publicado 17.04.2024, 13:49
Atualizado 17.04.2024, 14:30
© Reuters.

(Reuters) - O Brasil tem uma taxa de câmbio flutuante e por isso o Banco Central só deve intervir no dólar em casos de disfuncionalidades, disse nesta quarta-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, acrescentando que a autoridade monetária não reage a reprecificações de prêmio de risco por parte dos mercados.

Seus comentários, feitos em reunião com investidores em Washington, nos EUA, vieram ao ser questionado sobre a possibilidade de intervenção depois que o dólar disparou na véspera pelo quinto pregão consecutivo, atingindo um pico intradiário próximo de 5,29 reais, com alguns agentes financeiros afirmando que isso justificaria intervenção do BC.

A autarquia se manteve à margem e não interveio na terça-feira.

Depois de na véspera ter fechado em 5,2686 reais na venda, marcando máxima desde 23 de março de 2023 e acumulando ganho de mais de 5% em cinco sessões, o dólar tinha nesta tarde queda de 0,05%, a 5,2661 reais na venda.

O recente salto do dólar tem sido atribuído por membros do mercado a pessimismo crescente sobre quando o Federal Reserve começará a cortar os juros, a tensões geopolíticas crescentes e ao aumento da incerteza fiscal doméstica após o relaxamento da meta de resultado primário para 2025 pelo governo.

 

(Por Bernardo Caram e Luana Maria Benedito)

Últimos comentários

Essa anta não sabe nada. Fora Campos Neto
kkk lixo. tem que intervir o direita lixo vai deixar dólar subir descontrola tudo. CN lixo quer Brasil afundei
O regime cambial em vigor no Brasil desde janeiro de 1999 é flutuante a partir das condições de mercado de oferta e procura por moeda no mercado de cambio. Essas cotações atuais refletem condições momentâneas de mercado e, evidentemente nao é uma taxa de cambio de equilíbrio entre dólar e real, portanto, assim que as incertezas em relação a trajetória de juros nos EUA pelo Federal Reserve ficarem mais claras quanto a queda de juros lá essas cotações do dólar no Brasil certamente voltarão ao patamar de equilíbrio, abaixo de 5 reais. Outra análise que precisa ser feita é que em virtude das condições atuais da economia nos EUA, especialmente inflação e juros o dólar tem se valorizado neste início de 2024, frente a uma cesta das principais moedas Libra, Euro, Ieni, bem como frente as moedas dos paises emergentes, como o real. Câmbio flutuante significa as cotações podem subir e podem baixar a partir das condições de mercado ja mencionadas.
A bolsa lulou
Lula assumiu em 2023 com a bolsa em 106 mil pts. quanto está agora? gado sem vergonha
Em 2022 e 2023 campos neto no banco central perdeu 298.5 bi mais 114 bi e transacoes cambiais , agora na hora de interferir , para nao deixar subir o dolar , ele diz isto ???
Faz o L… o amor venceu!
ele quer que exploda dólar quando tava com o bozó interferia agora que está com governo oposto que se lasque
Fora lule, o pai dos ladrões.
A bolsa de valores já está mostrando que dilmou
Lula assumiu em 2023 com a bolsa em 106 mil pts. quanto está agora? gado sem vergonha
Quando o BC intervém, o mercado dobra a aposta até o limite em que as reservas aguentam... esse filme de intervenção já vimos no passado e não funciona. o adequado é termos um governo, o próximo, assim espero, que tenha responsabilidade fiscal.
O que chamam de Responsabilidade Fiscal é arrôxo com juros altos e recessão . Só que ganha são os restista . E nós ficamos no ciclo vicioso de não investir. não crescer , e por consequência não arrecadar . Aí abrem as portas para os estrangeiros comprarem nossa melhores oportunidades e ficarmos reféns. O governo tem a faca e o queijo nas mãos , fazendo como os países que crescem fazem . Se endividamento internamente em sua própria moeda e estimulando suas economias.
esse menino sabe tuudo. Um gênio de Harvard. Parabéns. 🎉🎉🎉🎉
Concordo com o mcdli . A autonomia do BC , um órgão tão poderoso , faz como o Congresso, a política de que tem mais poder , e todos sabem que não é o Brasil . Juros altos só beneficiam os rentistas , em detrimento do desenvolvimento, e por consequência, dos empregos , e da geração de riqueza para os brasileiros. Viver eternamente no arrôxo, destrói a demanda . Gostam de comparar a economia do Brasil com a economia doméstica, dizendo que o governo não pode gastar mais do que arrecada , senão quebra . Pura mentira . O governo pode se endividar a longo prazo e pagar juros muito mais baixos , e fazer a economia crescer , geram mais empregos, aumentar o poder aquisitivo , e fazer nosso consumidor demandar mais num ciclo que alimenta mais investimentos e crescimento. Não precisa se financiar no exterior, onde não tem jurisdição nem na moeda , nem no crédito, nem nos juros cobrados . Temos reservas e poderíamos aumentá-las com dólar mais alto , e recomprar as empresas lucrativas que
Vai ter que subir os juros novamente. A inflação está subindo depressa e daqui a pouco estará fora de controle. O motivo desse descontrole é a questão do ajuste fiscal, simples assim, é a gastança.
influencia*
é o❤️
Nunca houve ajuste fiscal na gestão bolsonaro , ele vendeu açoes da eletrobras / reservas de dolares / refinaria / br distribuidora/ dutos da petrobras , e jogou no caixa . Parece que as pessoas fazem de bobas .
O Brasil sendo atacado por movimentos especulativos e esse verme tirando o corpo fora, temos que acabar com essa legislação de autonomia do BC, vai levar o pais a bancarrota por conta de especuladores como George Soros apostando contra nossa economia.
Acho que o BC tinha que ser autonomo sim mas ele tinha que intervir tbm no câmbio, afinal dolar alto é i maior vilao da inflação. Do qur adianta entao selic alta com dólar alto? Nao faz sentido
Leilão de dólar
A solução não é mexer no dólar, isso é o efeito do descontrole fiscal que é a causa e que deve ser consertado.
o juros nos EUA e as guerras vc enfiou no cu ne?
Já ocorre a disfuncionalidade no câmbio, RC. Não é utópico no momento. É real.
Isso é complicado porque as duas coisas juntas não são possíveis Dólar subindo com inflação baixa no Brasil não existe. O dólar estimula inflação de custo. Portanto, se é pretendido cortar a Selic o real precisa se valorizar paralelamente. É se a questão fiscal não ajuda, o caminho é manter a taxa de juros muito elevada ou vender dólares a vista e não permitir que o câmbio flutue acima dos 5. O problema é que o BC ainda tem um vies protetor do agronegócio e dos setores que exportam, mas daqui pra frente será muito perigoso estimular exportações via desvalorização cambial. Acho que o discurso de câmbio flutuante terá que cair nos próximos tempos.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.