Moedas - Euro em baixa e portos seguros em alta devido à queda da lira turca

Moedas - Euro em baixa e portos seguros em alta devido à queda da lira turca

Investing.com  | 13.08.2018 05:29

Euro em baixa e portos seguros em alta devido à queda da lira turca

Investing.com - O euro era negociado na mínima de mais de um ano nesta segunda-feira, já que a queda na lira turca agitou os mercados globais em meio a temores de que a crise financeira do país pudesse se espalhar para os mercados europeus.

A lira caiu para a mínima recorde em relação ao dólar durante a noite com o par USD/TRY atingindo 7,0303, antes de voltar ligeiramente para 6,7779, ainda subindo 5,84% no dia.

A lira encontrou alguma sustentação depois que o banco central da Turquia se comprometeu a fornecer liquidez e cortar as exigências de reserva para os bancos turcos.

Temores relativos a efeitos de contágio cresceram após o Banco Central Europeu ter alertado na sexta-feira que alguns bancos da zona do euro podem estar expostos ao declínio acentuado da lira turca.

A moeda turca caiu mais de 40% este ano devido às preocupações a respeito do crescente controle do presidente Tayyip Erdogan sobre a política monetária e a economia além da deterioração das relações com os EUA, principalmente durante a guerra na Síria.

O euro caía para seus níveis mais baixos em mais de um ano, com o par EUR/USD recuando 0,31% para 1,1382 depois de tocar uma mínima prévia de 1,1365.

A queda no euro ocorria à medida que a queda da lira impulsionava a demanda por portos seguros, incluindo o dólar americano, o franco suíço e o iene.

O índice dólar, que mede a força da moeda frente a uma cesta ponderada de seis principais divisas, avançava 0,15% para 96,33, nível mais alto desde 27 de junho de 2017, após ter tido ganhos de 1,33% na semana passada.

O iene estava em alta em relação ao dólar e ao euro, com o par USD/JPY recuando 0,53% para 110,21 e o par EUR/JPY caindo 0,94%, negociado a 125,39.

O euro caía à mínima de um ano em relação ao franco suíço, com o par EUR/CHF recuando 0,35%, para 1,1315.

A libra estava perto de seus níveis mais baixos desde junho de 2017, com o par GBP/USD cotado a 1,2760, pressionado pelo dólar mais forte e por temores relativos à perspectiva de um Brexit "sem acordo".

Em outros mercados emergentes, o rublo da Rússia caiu para o nível mais baixo desde meados de abril de 2016, pressionado pelo dólar mais forte, pela queda nos preços do petróleo e pelas preocupações com o impacto de uma nova rodada de sanções norte-americanas.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App