Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Moedas Globais: dólar cai ante iene, ante suposta intervenção japonesa no câmbio

Publicado 29.04.2024, 18:18
© Reuters Moedas Globais: dólar cai ante iene, ante suposta intervenção japonesa no câmbio
EUR/USD
-
GBP/USD
-
USD/JPY
-
DXY
-

O dólar recuou nesta segunda-feira, 29, com o iene apoiado em meio a relatos de que o Japão interveio no mercado cambial, após a moeda local registrar mínimas em 34 anos, sob pressão recente. Além disso, o euro subiu, com algum apoio depois de dado de inflação da Alemanha e em meio a declarações do Banco Central Europeu (BCE).

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 156,07 ienes, o euro subia a US$ 1,0724 e a libra tinha alta a US$ 1,2563. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrou baixa de 0,34%, a 105,579 pontos.

Fontes ouvidas pela Dow Jones Newswires afirmaram que o governo japonês interveio, após o iene renovar mínimas em 34 anos frente ao dólar. Uma confirmação oficial sobre o fato viria apenas mais adiante. A principal autoridade para o câmbio do Ministério das Finanças do Japão, Masato Kanda, afirmou que o governo do país "continuará" a responder a variações cambiais abruptas, ao sugerir que o governo poderia ter intervindo no mercado.

Na avaliação da Capital Economics, porém, os argumentos para a intervenção são fracos, diante dos diferenciais das taxas de juros. A consultoria diz ser questionável se o país que luta há anos contra a deflação deveria resistir a uma queda de sua moeda. O BBH afirmou que, apesar da recuperação de hoje, o iene deve continuar a ser pressionado, diante das divergências de políticas monetárias, sendo o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) bem mais dovish neste momento.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O euro, por sua vez, estendeu um pouco ganhos, após dado da Alemanha. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país subiu 2,2% em abril, o que repetiu a leitura de março, na preliminar divulgada mais cedo.

Analistas, porém, previam alta um pouco maior, de 2,3%. Na zona do euro, o índice de sentimento econômico caiu de 96,2 em março a 95,6 em abril, ante previsão de 96,3. A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, discursou hoje com foco na Europa, e avaliou que a inflação local desacelera, mas alertou para o crescimento "fraco" e a dívida elevada entre os países do continente em geral.

Entre moedas emergentes, o dólar subia a 876,8450 pesos argentinos. No Congresso do país vizinho, deputados debatiam o novo projeto de reformas econômicas e do Estado do presidente Javier Milei, que tenta ainda emplacar uma vitória no Legislativo. Enquanto isso, a imprensa local reportava que duas paralisações interrompiam exportações agrícolas, essenciais para o país conseguir mais dólares.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.