Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Por que o rublo russo se valoriza em meio a tantas sanções?

Publicado 01.04.2022, 01:18
Atualizado 01.04.2022, 12:18

Por Kasia Plewa, do Investing.com Polônia

Investing.com - O rublo russo está se encaminhando para terceira semana consecutiva de valorização em relação ao dólar. Apesar de a moeda russa se desvalorizar 0,7% a 83,78 rublos por dólar, a semana encaminha para uma valorização de 12,74%, chegando próximo ao nível negociado antes do início da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Antes do início da guerra, um dólar custava cerca de 80 rublos. Após o início do conflito, o rublo tinha perdido muito, quase 50%! Seu valor, em algum momento, foi superior ao nível de 150 rublos.

Desde 7 de março, o rublo vem ganhando constantemente, como mostra o gráfico abaixo:

De acordo com a Reuters, a dinâmica que impulsiona o rublo tem sido artificial até certo ponto recentemente . As autoridades russas controlam a transferência de capital, limitam as possibilidades de comprar moedas estrangeiras, os investidores estrangeiros não conseguem vender ações russas há muito tempo e os "cidadãos comuns" têm um espaço limitado para trocar o rublo por moeda estrangeira.

Enquanto isso, o Banco Central da Rússia elevou as taxas de juros para 20%. Na prática, o rublo deixou de ser uma moeda totalmente líquida cuja taxa é determinada pela oferta e demanda.

LEIA MAIS - O Maior Golpe de Putin: Rublo Ouro Faz Dólar e Euro Parecerem Velhos

Alguns, por sua vez, falam da ineficácia das sanções ocidentais. O mercado se concentrou no que significará a exigência de Moscou de que suas exportações de gás sejam pagas em rublos, que é forçar a demanda pela moeda russa.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As compras de petróleo bruto e gás natural russos por países europeus estão sendo examinadas como uma brecha e salvação para a economia russa. As exportações de petróleo e gás da Rússia para a Europa, China e Índia continuam. A Alemanha está desenvolvendo um plano de emergência .

O governo polaco reage intransigentemente a este assunto. Durante a conferência de imprensa de quarta-feira, o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, o presidente da PKN Orlen (WA: PKN ) Daniel Obajtek e a ministra do Clima e Meio Ambiente, Anna Moskwa, anunciaram a renúncia do fornecimento de petróleo, gás e carvão russo até o final deste ano.

“Os Estados Unidos já proibiram as importações russas de petróleo e gás natural, e a Grã-Bretanha as retirará até o final deste ano. No entanto, essas decisões não terão um impacto significativo a menos e até que a União Europeia siga seus passos”, escreveram Benjamin Hilgenstock e Elina Ribakova, economistas do Instituto de Finanças Internacionais, em um relatório divulgado quarta-feira.

As ações russas também estão crescendo, enquanto algumas restrições de venda a descoberto foram levantadas. O índice RTS denominado em dólar subiu 3,6% para 983,5 pontos, o valor mais alto desde que a Rússia iniciou sua guerra com a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Últimos comentários

A bozonalha que antes idolatrava a bandeira americana agora idolatra a russa. As viúvas do trump não tem vergonha mesmo kkkkkkk kkkkkkk
Importante é poder lamber as botas de alguém mais famoso que o bozó.
Vc é canslha de comedora de mortal delas do Lula maldito. A esquerda acabou
Se o Cícero "analisou" então vai acontecer exatamente o oposto. Ele só ERRA! KKKKKKK KKKKKKK
Putin enfrentando os globalistas belecistas e destruindo o dólar! Logo Bidê e UE vão clamar de joelhos pedindo a ele o fim da guerra aceitando QQ coisa! E ainda Putin tem mais uma carta forte. Pode negociar com oriente e Índia livremente!
Por que a Rússia viver no mundo Real. Putin está certo pagamento em rublos moeda local. se continuar nesse ritmo o Dólar vai cair para 2,97 em 18 meses a longo prazo
Putin quer o pagamento do gás em Rublos.. Pra isso o país que tem uma moeda de pagamento,. não pode deixar desvalorizar a mesma porque sairia caro pagar o gás.
Porque a economia deles é baseada na produção de bens de verdade, e não em metaverso, streaming, carrinho á pilha trocado por criptomoeda, etc.
Por que está manipulado isso! Até o momento a Europa literalmente está com uma arma na cabeça para comprar na moeda russa!
Apenas uma questão de tempo para um calote russo externo e interno.
vai estudar a divida publica da Russia antes de falar mer.da
Pq Rússia tem um governo de verdade, ao contrário da lacração que virou a UE e EUA.
Li viegas se acha um giverno tao bom vai morar la e sentir na pele o que é um lider autocrata
20% de juros no lombo da população e isso é um governo de verdade?kkkkkkkkk
País limpo, civilizado, imigração e influência degenerada do ocidente controlada. Nada de Netflix, Facebook, Twitter. Nossa... Eu viveria fácil na Rússia do "autocrata" Putin. E muito bem, obrigado. A coisa degringolou um pouco no início das sanções mas já estão dando a volta por cima.
Essa alta artificial do rublo custa caro em juros internos e perda de dinamismo e competitividade do mercado financeiro local. Não é sustentável a médio prazo. Os russos terão de mudar se não quiserem degradar sua economia fortemente este ano e no próximo.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.