Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Reviravolta em disputa eleitoral na Argentina impulsiona mercados e atinge negociações com FMI

Publicado 26.06.2023, 15:24
© Reuters. Ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa
23/01/2023
REUTERS/Agustin Marcarian
USD/BRL
-
MERV
-

Por Walter Bianchi

BUENOS AIRES (Reuters) - A reviravolta na definição dos candidatos à Presidência da Argentina, que teve a coalizão governista peronista boicotando um candidato de esquerda em favor de um ministro da Economia de centro, impulsionou os mercados locais nesta segunda-feira, embora analistas tenham dito que também acrescentou um novo fator às negociações com o FMI.

O bloco peronista União pela Pátria disse na sexta-feira que o ministro da Economia, Sergio Massa, será a única indicação presidencial da coalizão, frustrando a candidatura de um aliado próximo da vice-presidente Cristina Kirchner.

Com outros favoritos da oposição conservadora e da extrema-direita, a decisão significa que o próximo presidente da Argentina, a ser escolhido nas eleições de outubro, provavelmente será mais favorável ao mercado, um impulso para investidores duramente atingidos no país endividado.

"O mercado local pode ver com bons olhos que o cenário eleitoral agora tem candidatos presidenciais moderados, pró-mercado e que conhecem os investidores", disse Javier Timerman, do Adcap Grupo Financiero, alertando que muitos ainda têm dúvidas.

Nesta segunda-feira, os títulos soberanos subiam em média cerca de 4% com as notícias, enquanto o índice S&P Merval saltou no início das negociações.

Os títulos soberanos da Argentina permanecem em território problemático em torno de 30-35 centavos de dólar após anos de reestruturações de dívidas locais e internacionais e um novo acordo de 44 bilhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para substituir um programa fracassado.

O economista da Fundcorp, Roberto Geretto, disse que a candidatura de Massa torna "menos provável uma ruptura com o FMI ou uma radicalização da política econômica no curto prazo" e sinalizou uma "perda de poder" para a ala populista da vice-presidente.

Outros analistas, no entanto, disseram que isso poderá adicionar uma dimensão política extra às negociações em andamento entre a Argentina e o FMI para acelerar os desembolsos do credor e facilitar as metas econômicas vinculadas ao acordo. Massa tem liderado as negociações do país na esperança de chegar a um acordo nesta semana.

© Reuters. Ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa
23/01/2023
REUTERS/Agustin Marcarian

"É melhor negociar com um ministro do que com um candidato", disse Héctor Torres, ex-representante argentino do FMI.

"É mais previsível que o ministro esteja pronto para cumprir os compromissos do que um candidato, cuja intenção é ganhar as eleições e coloca isso acima de tudo", acrescentou Torres.

Outros disseram que será um ato de equilíbrio complicado para Massa como ministro da Economia e candidato, já que ele luta contra a inflação de 114%, reservas internacionais em queda e a pressão para realizar gastos com níveis de pobreza em torno de 40%.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.