🔮 Melhor do que Buffett? Nosso Preço-Justo achou essa joia com +42% 5 meses antes deleLibere o preço-justo

Socialistas admitem derrota em eleições europeias

Publicado 07.06.2009, 19:12
Atualizado 07.06.2009, 19:35
TTEF
-

Bruxelas, 7 jun (EFE).- O presidente do Partido Socialista Europeu (PSE), o alemão Martin Schulz, reconheceu hoje a derrota de seu bloco político nas eleições europeias frente ao conservador Partido Popular Europeu-Democratas Europeus (PPE-DE) e disse que esta é uma noite triste para a social-democracia europeia".

"Esta é uma noite triste para a social-democracia europeia", disse hoje Schulz em entrevista coletiva na sede do PSE na qual participaram os presidentes dos principais grupos do Parlamento Europeu.

Por sua parte, o presidente do PPE-DE, o francês Joseph Daul, afirmou que seu grupo foi o "grande ganhador" após um dia "estupendo" para o bloco.

Segundo a primeira distribuição de cadeiras divulgada pelo Parlamento Europeu tomando como base resultados e pesquisas, o PPE-DE terá entre 263 e 273 parlamentares de um total de 736.

Esta estimativa já inclui a saída dos conservadores do Reino Unido deste grupo, já que pretendem formar seu próprio grupo.

O PSE terá entre 155 e 165 representantes, enquanto os liberais e democratas obterão entre 78 e 84 assentos.

Schulz assinalou que, apesar de algumas melhoras pontuais, os socialistas se saíram "muito mal" na maioria dos países da União Europeia (UE).

O presidente do grupo socialista justificou os resultados argumentando que sofreram "grandes derrotas devido à situação política" doméstica em alguns países da UE.

Para Schulz, o voto foi "muito marcado pela política interna". Ele deu como exemplo a situação no Reino Unido ou na Hungria, relacionadas a eventos que "não têm nada a ver" com o trabalho do grupo socialista na câmara europeia.

O presidente em fim de mandato do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, lamentou a baixa participação eleitoral, que ficou em apenas 43,39% - a mais baixa registrada até hoje -, e pediu que partidos, eurodeputados e veículos de imprensa reflitam para conseguir uma maior afluência de eleitores.

Mesmo assim, Pöttering se opôs firmemente à possibilidade de que o Legislativo da UE volte a ser eleito pelos Parlamentos nacionais, como ocorreu inicialmente até o primeiro pleito europeu, em 1979.

O presidente do grupo Esquerda Unitária Europeia, Francis Wurz, atribuiu a baixa participação e a falta de interesse à insistência dos dirigentes europeus em manter o modelo econômico e social causador da crise. EFE

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.